Laiane Cruz
Mais de 60 mil livros didáticos estão sendo distribuídos desde ontem (10) para os alunos matriculados no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual de ensino em Feira de Santana.
De acordo com a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Celinalva Paim, os materiais chegaram na noite de segunda-feira-feira (8). Os livros eram distribuídos em anos anteriores pelo governo federal, mas este ano passaram a ser adquiridos pelo governo estadual.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Esses livros não são mais cedidos pelo governo federal já há algum tempo, e o governo do estado vem lutando para aquisição desses livros, para que os alunos não fiquem sem o livro didático. E esse ano conseguimos comprar esses livros e eles estão chegando agora em todos os núcleos. A carreta já está sendo descarregada desde ontem à noite no NTE e amanhã a gente já começa a distribuição nas unidades escolares, que têm o EJA tanto do fundamental como do Ensino Médio. Nós iremos convidar os gestores escolares para virem pegar os seus livros”, informou a diretora do núcleo.
Ela explicou ainda que os estudantes matriculados no EJA podem concluir o ensino fundamental ou ensino médio em menos tempo que o ensino regular.
“O aluno conclui em dois anos o ensino médio, um ano faz exatas e no outro as matérias de humanas. No caso do fundamental, em um ano o aluno faz o sexto e sétimo ano. E no segundo ano, o oitavo e o novo ano. O EJA tem uma importância muito grande para os alunos que não tiveram a oportunidade na época adequada de concluir tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio, por conta do trabalho, do meio social e da necessidade de parar de estudar, e com o EJA pode concluir a sua educação”, completou.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.