Esta segunda-feira (16) é o segundo dia de prova para o vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador e no interior do estado. Foram mais de 40 mil inscritos para as provas iniciadas neste domingo (15). Uma verdadeira batalha porque são pouco mais de 6,4 mil vagas. Isso quer dizer que mais de 34 mil estudantes vão ficar de fora. De acordo com a Ufba, no primeiro dia de provas, 2.650 inscritos não compareceram, o que corresponde a 6,5% do total de candidatos.
A escadaria da Escola Politécnica, no bairro da Federação, um dos locais de aplicação das provas, lembrava uma arquibancada de estádio em dia de clássico. Mas quem entrou em campo logo cedo foram os vendedores de canetas, doces e água mineral.Os portões foram abertos às 7h30. Na entrada, muitos candidatos ainda procuravam descobrir as salas onde fariam as provas. Às 7h50 em ponto, os portões foram fechados. Quem chegou depois ficou de fora e de nada adiantou argumentar. “Eu tinha que imprimir o comprovante, só que não consegui”, justificou Bruno Felipe.
Os candidatos tiveram cinco horas para responder às questões de Português e Ciências Naturais. Nesta segunda-feira, será a vez de Matemática, Ciências Humanas e Língua Estrangeira. Os nomes dos classificados para a segunda fase do vestibular vão ser conhecidos no dia 7 de dezembro.
Ibahia