Acorda Cidade
Difícil dizer se é tarde ou cedo demais para se correr atrás de um sonho. Tamiles Brandão e Josenita Almeida de Oliveira cabem bem nesse dilema. Uma tem 23 anos, a outra, 48; uma acabou de finalizar o curso de Pedagogia e a outra pôs fim a uma trajetória de 21 anos como agente de saúde para dar aulas. Em comum, elas celebram uma conquista: ambas foram empossadas como professoras da Rede Municipal de Educação, na manhã desta sexta-feira (31). Na próxima quinta-feira (6) cerca de 50 mil estudantes voltam às aulas nas 206 escolas municipais.
A cerimônia de posse de mais 61 professoras e professores aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Muitos familiares estiveram presentes para acompanhar a solenidade. Os novos educadores da rede pública foram empossados pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho e secretários Marcelo Neves, de Educação, e Sebastião Cunha, da Administração.
Do último concurso público, realizado em 2018, 919 professores foram convocados; e destes, cerca de 760 tomaram posse para o exercício da profissão.
Sonho realizado
Na época em que fez a prova para integrar a Rede Municipal, Tamiles Brandão não havia concluído ainda o curso. Trabalhava em uma clínica ginecológica, fazia faculdade e uma pós-graduação ao mesmo tempo. Ela já prestou concurso para dois segmentos fora de sua área de atuação antes de tentar a sala de aula. Na primeira vez que mirou a Educação, foi aprovada. “É a prova de que tudo acontece na hora certa”, acredita.
Já Josenita começou a atuar como agente comunitária de saúde no âmbito do município em 1998. Lá, ela teve uma longa trajetória em que conseguiu construir sua casa, mas o sonho que carregava dentro de si desde criança era o de lecionar. “Até mesmo as minhas brincadeiras tinham relação com a sala de aula”, relembra.
A ex-agente de saúde foi bolsista pela Escola de Negócios do Estado da Bahia, Eneb, e ali cursou a tão sonhada Pedagogia. Estudava sempre que podia, nos intervalos do trabalho, à noite. “Fui servidora por 21 anos na Secretaria de Saúde; agora vou dar meu melhor pela Educação da nossa cidade”.
Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o prefeito Colbert Martins ressaltou a importância do trabalho dos professores para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que implica diretamente na qualidade de vida da população feirense.
O secretário de Educação, Marcelo Neves, parabenizou aos mais novos integrantes da Rede Municipal. “É um momento de grande felicidade para quem ingressa numa carreira pública. Desejo que todos tenhamos um ano de grandes conquistas na Educação e que os novos profissionais possam realizar-se na área que escolheram”, destacou.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação