Mães de alunos da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura no distrito de Bonfim de Feira em Feira de Santana, protestaram na manhã desta terça-feira (8), sobre a falta de professores na unidade escolar.
De acordo com elas, não há professores para todas as séries e disciplinas e ocorre de alunos terem aulas apenas duas vezes por semana.
Sinelândia da Silva, mãe de uma aluna de seis anos, confirmou ao Acorda Cidade que a filha tem duas aulas por semana, contabilizando oito aulas por mês.
“Não há qualidade na educação. As crianças pequenas ficam sem aula, dentro de casa. Tem mães que não sabem escrever, são leigas e não conseguem ajudar os filhos. As crianças estão sendo educadas nas bancas. Muita gente sem condições financeiras, pagando banca para os filhos aprenderem. Isso não é digno. Aqui no distrito há crianças de 10 anos sem saber ler nem escrever. Queremos uma solução e vamos protestar quantas vezes por preciso”, declarou.
Mãe de duas alunas que estudam na escola, Jaqueline Andrade relatou que as crianças têm aulas dois dias e meio na semana e que todos os dias perguntam quando chegarão os professores.
“Fico impotente. Não tenho uma condição financeira para levá-las para outro local. Reclamamos com a direção e a direção diz que não pode fazer nada, que é com a Secretaria de Educação. No distrito não tem professor, não tem nenhum lazer para as crianças. Ano passado teve criança que ficou o ano todo sem ter aula de matemática”, reclamou.
A moradora do distrito Rita de Cássia Lima, informou que tem uma neta que está cursando o terceiro ano e que vai para escola somente três vezes por semana. Ela pediu providências da Secretaria de Educação e do prefeito.
“Pedimos que por favor coloquem professores na escola. As crianças estão passando de uma série para outra sem saber nada”, declarou.
O que diz a Secretaria de Educação:
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) informa que a Escola Municipal Alvaro Pereira Boaventura, no distrito de Bonfim de Feira, tem 23 professores. Ontem, mais dois professores de 40 horas foram encaminhados para escola.
A Secretaria destaca ainda que vem reforçando continuamente o quadro de professores da Educação Municipal. Desde o início do ano letivo, mais de 300 profissionais foram encaminhados às escolas onde havia necessidade.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram