Educação

Júri simulado na Uefs discute dilema ético dos exploradores de caverna na próxima segunda-feira (25)

O debate gira em torno de uma questão jurídica e ética: devem os sobreviventes ser condenados por homicídio e canibalismo?

Juri simulado Uefs
Foto: Divulgação

Como decidir entre a vida e a lei? Esse é o dilema que será explorado no Júri Simulado promovido pelo Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na próxima segunda-feira (25). A atividade acontece a partir das 18h30, no Auditório 3, Módulo 4, com inscrições realizadas no local e direito a certificado.

Inspirado na obra O Caso dos Exploradores de Caverna, do jurista norte-americano Lon L. Fuller, o exercício simula o julgamento de cinco pesquisadores que, ao ficarem presos em uma caverna, decidem sacrificar um deles para servir de alimento e garantir a sobrevivência dos demais. O debate gira em torno de uma questão jurídica e ética: devem os sobreviventes ser condenados por homicídio e canibalismo ou absolvidos diante das circunstâncias extremas?

A atividade integra o conteúdo da disciplina Hermenêutica Jurídica, ministrada pelo professor Agenor Sampaio Neto, e é aberta tanto à comunidade quanto a estudantes de outras instituições.

Publicada originalmente em 1949 e traduzida para o Brasil em 1976, a obra de Fuller é referência mundial em cursos de Direito, abordando o conflito entre a interpretação literal da lei e sua adequação a casos concretos.

Para a estudante Bruna Gonçalves, líder da turma organizadora, o Júri Simulado é uma oportunidade de aliar teoria e prática.

Juri simulado Uefs
Bruna Gonçalves | Foto: Divulgação

“Essa atividade é um palco onde o conhecimento teórico e a prática do Direito se interligam, proporcionando protagonismo aos estudantes que ainda estão na graduação. É uma simulação de um julgamento real que desenvolve habilidades essenciais, como a oratória, a argumentação e o pensamento crítico”, disse a estudante.

O professor Agenor Sampaio falou sobre a importância da experiência para a formação dos futuros juristas.

Professor Agenor Bonfim
Foto: Arquivo Pessoal

Para ele, no exercício da atividade jurídica, o discente, e futuro jurista, trabalha constantemente com argumentação e retórica através de debates orais. Essa atividade prática, em forma de Júri Simulado, capacita o estudante para um melhor domínio dessas habilidades, indispensáveis para uma formação técnica e prática de excelência.

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