Educação

Jovens acampam em fila quilométrica para inscrição em cursos técnicos

Desde a tarde de domingo já havia pessoas acampando na frente à instituição.

Andrea Trindade

Centenas de pessoas, em busca de vaga em cursos técnicos, formaram uma longa fila, nesta segunda-feira (28), no entorno do Centro Estadual de Educação Profissional na Área de Saúde (Ceep em Saúde), no centro de Feira de Santana. A fila formou-se, principalmente durante a madrugada, mas desde a tarde de domingo já havia pessoas acampando na frente da instituição.

As matrículas começam hoje e terminam amanhã (29). As vagas são para os cursos técnicos em enfermagem (Proeja), saúde bucal, análises clínicas (Educação Profissional Integrdada – EPI e Proeja), nutrição (EPI), química (EPI) e administração (EPI). Os cursos têm duração entre dois anos e meio e três anos.

Para realizar a matrícula é necessário apresentar duas fotos 3×4, histórico escolar do ensino fundamental, pasta do aluno e cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

As vagas são para maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental na rede estadual de ensino. As inscrições são presenciais. 

A vice-diretora do Ceep, Edivani Lima, informou ao Acorda Cidade que as inscrições não foram realizadas pela internet, como ocorreu com os demais Ceeps, porque os cursos não são para quem já concluiu o ensino médio. No entanto, as inscrições podem ser realizadas em qualquer escola da rede estadual.

"Todo ano ocorre essa grande procura, por serem cursos técnicos gratuitos, e a equipe está preparada para realizar as matrículas. Não foi liberado para nosso centro o Prosub, que é para alunos que já concluíram o ensino médio e cujas inscrições são pela internet. Só estamos com essas duas modalidades – EPI e Proeja. As matrículas são presenciais e qualquer outra escola do estado pode efetuar a matrícula para o Ceep, e no Ceep também faz matrícula para outras escolas. Para a modalidade EPI os cursos têm duração de três anos no turno matutino e vespertino, como os cursos em análises clínicas, saúde bucal, nutrição e química. Para o Proeja temos no turno noturno os cursos técnicos em administração, análises clínicas e enfermagem, com duração de dois anos e meio.", explicou.
 

Estudantes passaram horas na chuva e enfrentam chuva em busca de vagas (Foto: Paulo José/Acorda Cidade)

A vendedora Lorena Loreano saiu do conjunto Feira X, ontem à noite, e conseguiu pegar a ficha de número 104, para o curso de técnico em enfermagem, um dos mais procurados. Como são apenas 35 vagas, ela continuou na fila para tentar vaga em outro curso.

Jackeline Ferreira chegou às 21h20 de ontem. Ela saiu da Matinha com café, bolo e água para passar a noite na fila. A jovem pretendia fazer o curso de enfermagem também, mas agora vai se inscrever em outro curso.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

A estudante Carolayne da Cruz vai tentar concluir o ensino médio junto com o curso de administração, por meio da modalidade Educação Profissional Integrada (EPI). Na frente dela tinha 94 pessoas.

O Ceep em Saúde fica na Rua Juracy Magalhães Jr, onde funcionava o Colégio Estadual. A fila dobrou o quarteirão. As aulas começam dia 11 de fevereiro.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários