Acorda Cidade
Diversidade, inclusão, relacionamentos, trabalho em equipe, metodologias ativas. Tudo isso faz parte do processo de movimentar o conhecimento. E foi para discutir temas como esses que os professores e coordenadores da FTC Feira de Santana estiveram reunidos duramente uma semana inteira, de 28/01 a 01/02. Seja nas palestras, oficinas ou treinamentos, em todos os momentos o foco da jornada foi o tema central Saberes em Construção: Educação em Movimento.
Os participantes aprovaram a programação de atividades, que começou com recepção aos novos docentes da Instituição e palestra sobre Educação em Movimento, com Selena Castelão, e terminou com a apresentação do Novo Sistema de Provas, por Bárbara Oliveira. Eles tiveram ainda Treinamento Google, com Fabrício Oliveira, coordenador do curso de Sistemas de Informação da unidade de Feira de Santana e integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica (NQA) da Rede FTC.
“O evento superou as expectativas, tanto em número de participantes como em qualidade das atividades realizadas”, avaliou Celi Mendes, Assessora Pedagógica e coordenadora da Jornada Pedagógica. Ela destacou, por exemplo, a abordagem sobre os avanços e perspectivas da inclusão do ensino superior, temática abordada por Carina Silva de Carvalho Oliveira. A professora ressaltou ainda a participação de profissionais da casa como palestrantes, como Guísala Mamona, do Núcleo de Carreiras.
Para a professora Raquel Bianca Marchesine, do curso de Farmácia, a Jornada possibilitou o acesso a informações pertinentes. Ela citou a palestra sobre Aprendizagem Colaborativa, com o professor Jardel Araújo, também do NQA, e a abordagem de Selena Castelão sobre Educação em Movimento, especialmente no que se refere à importância dos relacionamentos, para o processo de ensino aprendizagem. “Motivadora”, resumiu o professor Ernesto Neiva, acrescentando que, “pelos temas abordados, percebemos que a educação realmente está em movimento”.