Pela primeira vez como estudante do Colégio Santo Antônio, Isabella Ribeiro de Oliveira, 18 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio, está participando das Olimpíadas estudantis realizada pela instituição de ensino.
Em anos anteriores, a jovem chegou a participar do evento como visitante. Mas neste ano está experimentando a alegria e emoção de fazer parte dos jogos, na equipe de organização.
“Cheguei em 2020 no colégio, mas teve a pandemia, e parou tudo, não teve as olimpíadas. Esse ano voltou, e é meu último ano do colégio para aproveitar. Estou na comissão de marketing, tirando as fotos, registrando todos os momentos para guardar como recordação. Estou ansiosa para saber os resultados também, a abertura ontem foi incrível. Não era aluna aqui ainda, mas já tinha visto, pois cheguei a visitar”, contou a estudante em entrevista ao Acorda Cidade.
Para ela, a maior motivação é o trabalho em grupo, além de torcer pelas equipes compostas por amigos e colegas. “A união, a felicidade, a expectativa de ganhar, participar, todo mundo junto, então a gente fica feliz.
De acordo com a coordenadora pedagógica do ensino fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, Ana Claudia Bastos, esta é a 41ª Olimpíadas realizada pela instituição, que teve a abertura ontem (26) na quadra.
“A partir de hoje até sexta-feira, temos os jogos com todas as modalidades, intervalos estendidos e divertidos, e toda a movimentação. Esse evento já é uma marca do Colégio Santo Antônio. Essa é a 41ª Olimpíadas, sendo que a primeira foi em 1975. E hoje o esporte, essa movimentação, esse trabalho em grupo tem o objetivo muito maior do que integrar e disputar. É trazer o adolescente para a convivência, potencializar as competências socioemocionais e dinamizar, até porque toda a organização é feita pelos alunos junto com a gente”, informou a coordenadora.
Ela explicou que os alunos participaram também da organização do evento através das comissões. São 455 estudantes participando, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
“A gente fala que a Olimpíada, apesar de ser um período, é o coração do Colégio Santo Antônio, porque envolve muita coisa: o desejo, expectativas, não só dos alunos como dos professores, envolve a secretaria. Até porque, como eu disse, as Olimpíadas são essa marca, uma identidade forte. Ontem tivemos um evento belíssimo, cheio de emoção, foi algo a mil, a gente fica encantado, até porque a gente vem de um período extremamente doloroso, que foi a pandemia, e retornamos ainda com algumas lacunas, precisando cuidar desses adolescentes, do emocional e ontem quando a gente viu a integração deles, o amor, a organização, o espetáculo que eles apresentaram, é algo memorável”, destacou Ana Claudia.
São quatro modalidades de jogos disputados: vôlei, handebol, futsal e futebol society, e além de atividades paralelas como tênis de mesa, ping pong, e também as Olimpíadas do Conhecimento.
“As Olimpíadas do Conhecimento foram implementadas no período da pandemia, já que não pudemos ter a disputa dos jogos, então fizemos essa modalidade online, que continua. E hoje estamos tendo a prova Soletrando, Jogo do Milhão, Oficina de Slime, stand de robótica, tudo isso somado aos jogos. Eles escolhem as modalidades e o que eles vão participar ou se querem participar das comissões. Eles se inscrevem e junto com os professores de educação vão fazendo essa triagem e encaixando cada um em sua modalidade. Lembrando que o aluno pode participar de mais de uma modalidade.”
Ela acrescentou que nos intervalos dos jogos estão sendo realizadas várias atividades recreativas para movimentar o evento e na terça-feira da semana, no dia 1ª, haverá o evento com a premiação.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram