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Investimento em infraestrutura, tecnologia e recursos para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Estes são alguns destaques da Educação Municipal neste ano de 2021. Mesmo diante do cenário de dificuldades estabelecido pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação garantiu mais acesso e oportunidade aos 51 mil estudantes da rede municipal.
Para complementar o material didático, as escolas estão ainda mais conectadas graças à aquisição de 17 mil Chromebooks que estão sendo utilizados nas diversas atividades em sala de aula pelos estudantes e professores.
Foto: Reprodução/Secom
O governo municipal ainda prevê a ampliação para 30 mil Chromebooks. As 207 unidades escolares estão recebendo os dispositivos que já começaram a ser utilizados nas aulas, tornando-as mais interativas e criativas.
Os Chromebooks são aparelhos parecidos aos notebooks, porém, com a especificidade de acessar apenas a “nuvem”. Ou seja, tudo que é produzido e guardado através do equipamento deve estar na Internet. Os aparelhos são configurados e cadastrados na plataforma do Google e chegam às escolas prontos para serem utilizados.
Somente este ano, mais de 50 unidades foram totalmente reformadas e/ou ampliadas. Outras 30 unidades de ensino estarão passando por intervenções de grande porte – serão reformadas através do Regime Diferenciado De Contratações (RDC), tão logo sejam concluídos os processos licitatórios. A Prefeitura está construindo também mais dez escolas nos bairros e distritos mais populosos.
Além de tudo isso, continuam as obras do centro de educação especial, no antigo Feira Tênis Clube (FTC), o maior de todo o interior da Bahia, além de preservar um patrimônio cultural de Feira de Santana.
Durante o período de aulas não presenciais, a Secretaria de Educação elaborou conteúdos digitais e investiu na produção e montagem de videoaulas através de plataformas digitais diversas para veiculação no canal do YouTube da Seduc e em dois canais de TV aberta (com sinal da Rede Bahia), conforme contrato com a emissora. Os canais são o 10.2 e 10.3, cada um com programação específica dedicada a um segmento escolar.
Foto: Reprodução/Secom
Com a retomada das atividades escolares, no formato híbrido, em 23 de agosto, os estudantes passaram a frequentar a escola presencialmente através do regime de rodízio. Os recursos tecnológicos continuam dando suporte aos alunos quando não estão em sala de aula.
Neste novo período, os alunos permanecem uma semana em atividades presenciais e, na semana subsequente, em casa, integrados à dinâmica não presencial – com acesso às aulas transmitidas pela TV e pelo canal da Seduc no YouTube. Os estudantes contam também com o material didático e atividades impressas que são produzidos pelos professores.