O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para o processo seletivo 2011. São oferecidas 5.422 vagas gratuitas para 15 cursos superiores e 22 cursos técnicos, em dez campi e quatro núcleos avançados no estado da Bahia. As novidades dessa seleção são o acréscimo no número de vagas, a ampliação de cursos e vagas nas cidades e lançamento de novos cursos superiores.
Além dos novos cursos técnicos, o IFBA está lançando os superiores de Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e licenciaturas em Química, Informática, Geografia e graduação tecnológica em Eletromecânica. As vagas estão nos campi de Salvador, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista, e para os núcleos avançados de Brumado, Dias D'Ávila, Euclides da Cunha e Juazeiro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal da seleção, com taxa no valor de R$ 30 (cursos técnicos) e R$ 55 (cursos superiores). Os candidatos que frequentaram colégios públicos durante toda a vida escolar têm direito à isenção parcial de taxa, passando a pagar apenas 10% do valor de inscrição.
A prova acontece no dia 28 de novembro, e consta de exame de questões objetivas e uma redação.
Cotas – O IFBA conta com sistema de cotas sociais na seleção, que é voltado para candidatos que estudaram em escolas públicas, com critérios étnicos. As vagas são divididas entre afrodescendentes, indígenas e outras etnias. Nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro – áreas com grande concentração de indígenas -, a cota para essa etnia é maior.
O processo seletivo possui também reserva de vagas para pessoas com necessidades educativas especiais.
Enem – As vagas para os cursos superiores serão divididas entre o processo seletivo, com prova, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada forma de ingresso preencherá 50% das vagas.
O candidato optante pelo Enem pode concorrer ao IFBA quando as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu, do Ministério da Educação – MEC) forem abertas para 2011. O estudante pode escolher se prefere fazer a prova do processo seletivo ou concorrer com a nota do Enem.
Outras informações pelo site da seleção 2011 do IFBA. ( As informações são do A Tarde)