Mães de estudantes da Escola Municipal Santa Isabel, localizada no Povoado do Jacu, distrito da Matinha em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para relatarem uma situação que está ocorrendo há mais de 40 dias.
De acordo com Isabel de Jesus, mãe de um estudante, a unidade está sem professora de português, geografia e história desde o dia 24 de outubro, quando a educadora precisou viajar para Portugal.
“A professora viajou para Portugal porque foi fazer um curso por lá e até o momento, não colocaram nenhum outro professor substituto. Já ligamos várias vezes para a Secretaria, e não nos atendem. Já fizemos o possível, mas até agora nada. Meu filho tem 9 anos de idade, está no 4º ano e desde o dia 24 que está sem aula. Não somente meu filho, mas como todos estão ficando prejudicados com esta situação”, contou.
Cristina de Jesus contou ao Acorda Cidade que o filho estuda no 3º ano do Ensino Fundamental, e já em reta final de ano letivo, todas as crianças estão ficando prejudicadas.
“Já são 40 dias sem aula, meu filho está no 3º ano, estamos querendo uma resposta da Secretaria, porque não pode ficar dessa forma. Nossos filhos estão sendo prejudicados a cada dia que passa”, comentou.
Segundo Carla Cristina também mãe de um estudante, ao informar que iria tirar o filho da unidade, a direção pediu que não tomasse esta atitude por conta própria.
“Como é que meu filho vai aprender desse jeito ficando em casa? Quando a gente fala que vai tirar do colégio, aí dizem que não é para tirar porque vai prejudicar mais ainda o estudante, mas vai prejudicar em quê mais, se não tem aula?” questionou.
Ao Acorda Cidade, a diretora da unidade escolar, Maídia Alves de Lima, informou que a professora precisou se ausentar, pois foi selecionada para participar do Projeto Tempo de Aprender que está sendo realizado em Portugal.
“A professora ministra aulas aqui nos dias de segunda, terça e sexta. Ela foi escolhida em um processo pelo MEC, foram 100 professores do Brasil, e ela foi escolhida entre cinco aqui do estado da Bahia e a única a representar o município de Feira de Santana. Esta é uma formação do Projeto Tempo de Aprender, ela viajou no dia 28 de outubro e retorna agora no dia 20 de dezembro. Realmente precisa de um professor para ficar no lugar dela, porém existem critérios, e neste caso, ela não tirou uma licença. Alguns outros profissionais foram convocados, mas até o momento nenhum apareceu”, disse.
De acordo com a professora, após o retorno da professora, haverá reposição das aulas.
“Já conversei com a secretária, e vai haver reposição sim, inclusive irei aproveitar para conversar com as mães que estão no dia de hoje aqui na unidade, porém irei organizar uma reunião geral, pois é necessário ter a reposição destas aulas. Os estudantes possuem uma carga horária de 800 horas de aula, então isso será garantido. O nosso calendário já está fechado, e mesmo sabendo do período de greve e estes jogos do Brasil, o nosso calendário segue até dia 28 de fevereiro”, concluiu.
A Secretaria Municipal de Educação enviou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Educação e a direção da escola já adotaram as providências para a substituição da professora que está participando de formação do Programa Tempo de Aprender, em Portugal. Ela será substituída a partir desta quarta-feira (7). As aulas serão repostas de acordo com o calendário especial da Escola Municipal Santa Isabel.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram