‘Eu mudo o mundo junto com todo mundo’, esse é o tema da Gincana 2024 do colégio Gastão Guimarães, em Feira de Santana. O evento une esporte, cultura e educação, além de estimular a solidariedade e integração entre estudantes e professores. A gincana começa nesta terça (18) e segue até quinta (20).
A professora Virgínia Lima informou que a abertura contou com jogos de futsal, baleado, além de outras atividades. Os alunos também participam de uma prova social, que é a entrega de alimentos que serão doados a algumas instituições de Feira de Santana a exemplo da Casa Monsenhor Jesse, Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) e Creche Mãos Unidas.
“Essas são instituições que há alguns anos temos essa parceria e os alunos fazem questão de contribuir. Além disso teremos o festival da canção, de dança e poesia. Na quinta teremos um momento em que as equipes terão que apresentar uma coreografia junina com quase 50 componentes e depois teremos o forró, já que estamos no período junino”.
Além das atividades envolvendo esporte e cultura, a professora destacou o tema da gincana deste ano. Ela reforça a importância de cada um fazer a sua parte na construção de uma sociedade melhor.
“Cada um pode fazer sua parte e nós, enquanto escola, cada aluno na junção, podemos sim fazer uma diferença. É preciso dar o primeiro passo”, afirmou Virgínia Lima.
A diretora da escola, Alfreda Xavier também falou sobre a participação e importância da integração entre alunos, professores e coordenadores.
“É uma gincana totalmente pedagógica, com toda escola envolvida, e trazendo um tema bem interessante e criativo criado por todos da instituição”, afirmou.
Através de nota, a direção da Escola se pronunciou a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, tanto nas atividades pedagógicas do dia a dia, quanto em momentos esportivos e culturais, a exemplo a gincana.
“Participar da gincana é escolha do estudante, não faz parte das atividades letivas obrigatórias, talvez, por isso, alguns estudantes escolheram não participar, estamos com intérpretes de Libras e cuidadoras durante todo o período da gincana a disposição dos alunos atendidos, enquanto instituição pública, asseguramos todo e qualquer direito dos nossos estudantes, fazemos e acreditamos numa educação pública de qualidade”, informa a nota.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram