Eventos Acadêmicos

FTC Feira comemora os 10 anos do curso de enfermagem

As palavras são da professora Maria Lucia Servo, durante a abertura do evento, na noite de segunda-feira (12).

Acorda Cidade
 
“O curso de Enfermagem da FTC, que está completando 10 anos de implantação foi uma proposta que deu certo, que a sociedade de Feira de Santana precisava, porque desde aquela época havia demanda”. As palavras são da professora Maria Lucia Servo, durante a abertura do evento, na noite de segunda-feira (12).
 
 Emocionada, a professora disse ainda que, hoje, o curso está consolidado, reconhecido, portanto,com credibilidade. Os egressos estão inseridos no mercado de trabalho, assumindo cargos de secretários municipais de saúde, coordenadores de cursos de outras instituições. ‘Enfim, estou muito feliz por ter participado da implantação do curso e porque escolhi certo a professora Hayana  Leal Barbosa para me substituir na coordenação,  quando precisei me afastar do cargo, acrescentando:“mas continuo aqui, dando a minha parcela de contribuição”. 
 
O evento, aberto pelo professor Cristiano Lôbo, diretor geral da Faculdade, contou com a participação da enfermeira Maria Luiza de Castro Almeida, presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN);  Evanilda  Carvalho, presidente da Associação Baiana de Enfermagem (ABEN), regional Feira de Santana;  Denise Mascarenhas, secretária  municipal de saúde e ex-professora da FTC, entre outras autoridades.
 
Espaço de Diálogo
 
Para Maria Luiza Almeida, a 75ª SemanaBrasileira de Enfermagem que integra o evento,  faz parte do calendário e é uma necessidade para refletir a prática no fazer saúde.  Ela entende que é também o momento de comemorar o fato de pertencer a uma categoriaimportante para os enfermeiros e para  a sociedade. “Temos um grande leque de serviços que às vezes é diluído e passa despercebido. Então é preciso promover eventos como este, tanto em nível público como privado, para dar visibilidade à profissão”, enfatizou.
 
Já Evanilda Carvalho,  destacou que eventos como a 36ª Semana de Enfermagem de Feira de Santana, também aberta nessa noite, conseguem criar espaço de diálogo com os diversos contextos de formadores de profissionais de Enfermagem. “Essa é também a  oportunidade de nos reunir para discutir os problemas da profissão. Portanto, o ponto alto desses encontros  é a mobilização política  por melhores condições de trabalho, desprecarização dos vínculos empregatícios, piso salarial e jornada de trabalho de 30 horas.  Vale lembrar que a enfermagem é a segunda maior categoria de trabalho, depois da construção civil”, acrescentou.
 
Dizendo-se torcedora da FTC, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas observou que o curso de Enfermagem cresce cada vez mais. “Para mim foi uma honra fazer parte do quadro docente da instituição, que tem um colegiado atuante”.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários