Representantes do Fórum dos docentes, técnicos administrativos e estudantes se reunirão com o Secretário da Educação, Oswaldo Barreto, no dia 21 de Outubro às 16h no prédio da secretaria de educação, no Centro Administrativo, com o objetivo de buscar respostas concretas para as incansáveis reivindicações feitas em prol do bom funcionamento das Universidades Estaduais da Bahia.
Na reunião, os representantes cobrarão do governo um posicionamento referente a questões como: abertura imediata de concurso para docentes e servidores técnico-administrativos; respeito à autonomia universitária; revogação da Lei 7176/97; cumprimento do Estatuto do Magistério Superior; cumprimento da solicitação orçamentária das UEBA feitas no início do ano; implementação de Política de Permanência Estudantil e outras pendências antigas ainda não solucionadas pelo governo.
Às 14h, esses três seguimentos se reunirão para discutir entre si medidas a serem tomadas caso o secretário da educação não apresente soluções cabíveis dentro das necessidades das UEBA. Após a audiência alguns representantes receberão a imprensa para falar sobre os resultados da reunião, além da real situação e do descaso que a categoria vem sofrendo por parte do governo no que se refere ao ensino superior baiano. Para o presidente da ADUSB e coordenador do Fórum das ADs Alexandre Galvão a reunião é de suma importância para a comunidade acadêmica. “Espero que o governo dessa vez atenda as nossas antigas reivindicações apresentadas na pauta emergencial”, diz.
Sobre o Fórum das ADs:
Constituído em 2000, durante a greve dos professores das Universidades Estaduais Baianas, o Fórum das ADs é uma instância com perfil diferenciado na área sindical. Tem por objetivo ser um pólo aglutinador e unificador dos docentes por meio de cada AD, tendo como eixo central a luta por melhores condições de trabalho, salários e a favor do acesso democrático à universidade pública, contra a mercantilização da educação e da atuação das fundações privadas e sem perder de vista a defesa da educação superior pública, gratuita, de qualidade e socialmente referendada.
No Brasil, é o segundo fórum direcionado por esta linha de atuação. Seu conceito pode ser resumido com a expressão “Unidade na Diversidade”, pois é uma entidade que funciona como orientadora das ações das ADs. A sua composição – quatro ADs localizadas em espaços geográficos e políticos distintos – determina a diversidade de pensamentos existentes internamente enquanto a Unidade é o fator preponderante nas ações tomadas pelo Fórum das ADs.
As suas atividades estão relacionadas à defesa do Movimento Docente baiano, assim como dos locais de trabalho, as próprias UEBA. Neste contexto, se insere no processo de politização da atividade sindical, uma vez que não há como desenvolver o sindicalismo sem consciência de classe.
Assessoria de Comunicação – Fórum das ADs