Feira de Santana

Feira de Santana é homenageada com espetáculo protagonizado por crianças

O espetáculo contou ainda com a presença da artista Célia Zaiin, que, caracterizada de Maria Quitéria, cantou o Hino a Feira.

Foto: Divulgação/JPI
Foto: Divulgação/JPI

O município de Feira de Santana foi homenageado com o espetáculo ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’, protagonizado por alunos feirenses do 3º ano. A apresentação, fruto de estudo aprofundado que vai desde antes do surgimento do que viria ser a cidade até os dias atuais da Princesa do Sertão, teve Amanda Peixoto entre seus componentes, que pesquisaram bastante para se apresentar.

“Foi tudo muito legal! Visitamos lugares como os distritos de Humildes e Tiquaraçu; o Mercado de Arte Popular; e a Lagoa do Geladinho. Aprendi muito. Aprender sobre a heroína Maria Quitéria foi o que mais gostei”, declarou. Locais citados pela estudante integram a Expedição Histórica, que compõe projeto pedagógico que tem mesmo nome do espetáculo.

Foto: Divulgação/JPI

Mãe de Amanda Peixoto, Michele Vilas Boas destacou um dos objetivos da ação pedagógica ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’. “É indispensável um projeto como esse, em que a criança vivencia de perto… conhece a fundo a história da cidade onde vive. Ele é importante para o aluno desenvolver o pertencimento ao seu município”, afirmou.

O projeto ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’, que envolve componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa, é iniciativa pioneira da Escola João Paulo I (JPI), que encerra período letivo do 3º ano com o espetáculo.

Outro momento da Expedição Histórica, lembrado através de imagens no evento, foi a cantata dos estudantes, nas escadarias da Prefeitura Municipal, no mês de setembro, quando se comemora o aniversário de Feira de Santana.

A noite do espetáculo contou ainda com homenagens a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da Princesa do Sertão e que tiveram suas biografias escritas pelas crianças. Professora Karine Oliveira, diretora da Creche Municipal Dagmar Silva, além de integrante da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental I, segmento ao qual pertence o 3º ano, na JPI, esteve entre as homenageadas.

“Nada se compara a ouvir minha história ser contada para a plateia do teatro e ser convidada a subir ao palco para receber a homenagem. Como feirense nascida na Casa de Saúde Santana, como profissional de Educação e como pessoa, foi muito lindo, profundo e grandioso”, comemorou Karine Oliveira.

Pablo Roberto | Foto: Divulgação/JPI

Outro homenageado foi o eleito deputado estadual Pablo Roberto, que na recente eleição se destacou como o candidato mais votado em Feira de Santana, onde obteve 42.635 votos, sendo que em toda a Bahia recebeu 55.585 votos. Entre funções desenvolvidas por ele ao longo de 25 anos de vida pública está a de secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural.

Também recebeu homenagem o arquiteto e ex-secretário Municipal de Infraestrutura, Juracy Pereira, que teve participação em diversas obras na cidade, a exemplo das construções da Avenida Nóide Cerqueira, que liga a Avenida Getúlio Vargas à BR-324, e do Hospital Ignácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher.

O professor de Educação Física e empreendedor da área de esporte, saúde e bem-estar, Eurico Gaspar, também foi homenageado. Atualmente proprietário de um centro de reabilitação muscular, ele dirigia a antiga Academia da Praça, que inclusive tinha bloco de Micareta. Como treinador, ele é campeão baiano de basquete sub-17. Gaspar, como é mais conhecido, possui medalha da Ordem Municipal do Mérito, honraria concedida pela Câmara Municipal, por conta de sua importância para o esporte de Feira de Santana.

Integrante da direção JPI, professora Cassia Braz acompanhou o espetáculo. “Que chão eu pisei nesta noite? O chão da história da minha cidade, que foi cantada e poetizada de forma tão linda e contagiante”, declarou a diretora após a apresentação.

O espetáculo, realizado no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em 6 de dezembro, contou ainda com a presença da artista Célia Zaiin, que, caracterizada de Maria Quitéria, cantou o Hino a Feira; e mensagens em vídeo gravadas pelos cantores Thiago Aquino, feirense fenômeno do estilo musical arrocha; e Daniela Mercury, a Rainha da Axé Music, compositora e intérprete de ‘Santana dos Olhos D´Água’, música em homenagem à Princesa do Sertão.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários