Feira de Santana

Estudantes do curso de Psicologia da Uefs reclamam da falta de professores

Segundo os estudantes, o curso de psicologia está, atualmente, com apenas 22 professores, sendo que o necessário seriam 33.

Estudantes do Curso de Psicologia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os estudantes do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reuniram em uma assembleia para discutir como poderão dar continuidade com os estudos, diante da falta de alguns professores na unidade de educação.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Isabelle dos Santos Silva, coordenadora-geral do Diretório Acadêmico do curso, informou que esta defasagem está não só afetando os estudantes, como os próprios professores, devido a sobrecarga.

Estudantes do Curso de Psicologia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente tem um grande número de disciplinas que não estão sendo ofertadas, então são vários semestres que estão sendo prejudicados. A gente tem a implementação de um novo currículo, então a gente precisa de professores para dar conta deste novo currículo, juntamente com o antigo que ainda está em vigor. Temos formandos que estão precisando das disciplinas optativas para se formarem, mas que infelizmente não tem professores para isso. Algumas disciplinas obrigatórias já deixadas de ser ofertadas nestes semestre, e teremos três professores que irão sair por conta do período do contrato”, explicou.

Segundo Isabelle, há um tempo foi necessário fazer uma greve para que houvesse reposição de professores, resolveu por um tempo, porém o problema está se repetindo.

“Nós tivemos uma situação parecida com esta. Aconteceu uma greve por parte do curso de Psicologia, com o objetivo de que fossem contratados professores. Nós conseguimos novos professores, porém existem alguns docentes que estão entrando de licença, outros que o contrato já está encerrando e com isso a defasagem está aumentando. Nós já conversamos com a reitoria da Uefs, e a resposta que nos foi dada, é que já foi feita a solicitação ao governo do estado. Nós precisamos de 33 professores, mas atualmente só temos 22, ou seja, faltam 11. Os docentes não estão conseguindo dar conta, são aulas normais que nós temos, projetos de extensão, iniciação científica, tem estudantes com orientação de monografia, e os professores estão sobrecarregados, não conseguem dar atenção”, explanou.

O Acorda Cidade solicitou um retorno por parte da reitoria da Uefs e aguarda retorno.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
15 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários