Educação

Estudantes de Feira de Santana representarão a cidade em Festival de Canção Anual da Música

Elas se apresentarão na próxima etapa do Face, em Salvador, com todas os finalistas de cada território estudantil da Bahia.

Maria Júlia Rocha Torres e Isabele Teixeira Menezes
Foto: Luis Tito

Pelo segundo ano consecutivo, as estudantes Maria Júlia Rocha Torres e Isabele Teixeira Menezes, que estudam o 2° ano do Ensino Médio do Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães, em Feira de Santana, participaram do Projeto Estruturante Face- Festival Anual da Canção Estudantil realizado na escola e promovido pela Rede de Educação do Governo do Estado.

Como em 2023, as duas jovens venceram a etapa local com uma canção inédita em apresentação no Centro de Cultura Amélia Amorim. As oficinas são coordenadas pela professora Patrícia Peixoto que ressalta a importância das aulas de música ministradas pelo professor Luciano Barreto na preparação e culminância do projeto. “As meninas brilharam. São mesmo um show de talentos”, frisou a coordenadora das oficinas.

Maria Júlia Rocha Torres e Isabele Teixeira Menezes
Foto: Luis Tito

A próxima etapa do Face será em dezembro próximo, em Salvador, na Arena Fonte Nova com todas os finalistas de cada território estudantil da Bahia. A dupla Mabele, formada por Júlia e Isabele, vieram esse ano com a canção “O Grito do negro”. Letra e melodia de autoria da dupla. A letra da música fala sobre a opressão contra as pessoas negras, as quais, por milhares de anos e, inclusive até a atualidade, muito foram silenciadas devido ao preconceito enraizado na sociedade para com sua cor de pele e etnia.

“A apresentação foi linda. Emocionante. Iniciamos com frases antecedendo a canção: “Quantos gritos cabem dentro do seu silêncio? O grito do negro sempre soou como um silêncio, mas isso é passado, pois agora, vocês vão nos ouvir”, contam as estudantes Júlia e Isabele, orgulhosas pelo resultado e já ansiosas pela final.

A proposta de protesto e luta antirracista na performance, foi crucial para a conquista do bicampeonato das feirenses. “Enquanto mãe, acredito que o Gastão Guimarães cumpre seu papel de uma escola que enxerga na arte um caminho para mais que especial para o desenvolvendo de nossos filhos. Parabéns às nossas filhas. Parabéns a todos os oficineiros e todo pessoal envolvido”, salientou a jornalista e radialista Andreia Rocha, mãe de Júlia, uma das estudantes vencedoras.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários