Acorda Cidade
Estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vão analisar e modelar dados abertos do poder público. A ação “Dados Abertos de Feira” é uma parceria do PGCC com a sociedade civil , que reúne informações do município de Feira de Santana. A iniciativa disponibilizou dados da Câmara Municipal, Prefeitura, Diário Oficial, Tribunal de Contas do Município e segurança pública.
No semestre 2021.2 serão analisados dados de presença dos vereadores e do mapa da violência do município. Os alunos vão fazer análise exploratória, avaliação da qualidade dos dados, pré-processamento de dados, extração de padrões de agrupamento, classificação e predição com bases nos dados, com interpretação e validação final dos padrões.
"O objetivo da análise é conhecer o que os dados abertos disponibilizados fornecem de informação, responder perguntas com base em dados por meio de técnicas computacionais, transformando dados em conhecimento, buscando assim contribuir com a iniciativa Dados Abertos de Feira. Por outro lado, é uma experiência de aprendizado dos estudantes sobre os benefícios e o valor da disponibilidade de dados abertos", explicou o professor doutor Angelo Loula, coordenador do PGCC/Uefs.
Para conhecer o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Uefs acesse pgcc.uefs.br. Outras informações sobre a iniciativa “Dados Abertos de Feira“ estão disponíveis no site: www.dadosabertosdefeira.com.br.