Educação

Estudantes da rede estadual são finalistas da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz

A cerimônia da Premiação Nacional acontece, nesta quarta-feira (28), às 9h, no auditório do Museu da Vida, na sede da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro.

Acorda Cidade

Cinco projetos de escolas da rede estadual em Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna e Canudos estão entre os 35 finalistas da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A cerimônia da Premiação Nacional acontece, nesta quarta-feira (28), às 9h, no auditório do Museu da Vida, na sede da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro. Além da premiação, os estudantes e professores participaram na segunda e terça-feira (26 e 27), de uma programação cultural, que contou com visitas a museus e centros históricos da capital fluminense.

Idealizado pela professora Luzânia Fonseca Imperial, o projeto “Seja vencedor nessa batalha!”, do Colégio Estadual Dorival Passos, em Salvador, contou com a participação de cinco estudantes e foi o vencedor na regional Nordeste, na categoria “Produção Audiovisual”. “Fizemos um rap que orienta o jovem sobre a prevenção ao HIV e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com a produção de um vídeo. Acho que o grande diferencial da iniciativa é poder falar a língua do aluno que se sente mais interessado pelo assunto e se identifica com quem está falando”, contou o estudante 3º ano do Ensino Médio, Paulo César, de 17 anos, que representa a equipe no Rio de Janeiro.

Premiado na categoria “Produção de Texto”, da regional Nordeste, o projeto “Árvore Digital do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista” permitiu que os estudantes conseguissem aprender a identificar a variedade de plantas encontradas no CJCC. “O projeto teve o objetivo de proporcionar que os alunos da unidade pudessem identificar as plantas por tipo, nome científico, nome vulgar e outras informações. Como descobrimos que poucos jovens conheciam essas plantas, foram colocadas placas com QR Code, onde por meio do celular, é possível acessar as informações das plantas”, explicou a professora e orientadora, Karine Brandão.

Ainda participam da premiação os projetos “Água é tudo!”, da Escola Estadual Tereza Helena Mata Pires, em Salvador; “Homem x Água…Atitudes Negativas e Corretivas: CIOMF cuidando das águas”, do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão, em Itabuna; e “Carne Nutritiva e Sustentável a partir do Coração (flor) da Bananeira”, Colégio Estadual Luís Cabral, em Canudos.

OBSMA – A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente. Nesta edição, a Olimpíada destacou a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pelas Nações Unidas, para estimular a abordagem crítica e criativa dos temas da Agenda 2030.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários