Acorda Cidade
Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana, estão preocupados com a desassistência e exclusão por partes das autoridades responsáveis pelo ensino, durante a pandemia do coronavírus. Em contato com o Acorda Cidade, duas alunas falaram que nos três meses de suspensão das aulas não há informações sobre como ficará o ano letivo 2020.
“As autoridades tem nos deixado desatendidos neste momento de pandemia, tivemos apenas um mês de aula e há quase três meses estamos em isolamento social e não temos nenhuma explicação sobre o rumo dos alunos de escola pública da Bahia. Todos sabemos que a escola não tem estrutura para ter aulas presenciais, mas a gente precisa de uma resposta. Como vai ficar esse ano letivo? Existe algum plano a ser executado sobre isso?”, questionou a estudante Andressa Freitas.
Adriele Souza, estudante do 3º ano do ensino médio técnico, também está preocupada com a situação. “A situação está cada vez mais precária, estamos esquecidos, espero que o governo tome alguma providencia e não esqueça de nós”, disse.
Em resposta, o governo estadual informou que:
– As aulas nas escolas estaduais serão repostas presencialmente.
– Independente disto, a SEC disponibiliza uma série de conteúdos no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para contribuir coma aprendizagem dos estudantes, neste período de suspensão das aulasa. Dentre os quais estão:
* Mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais, incluindo videoaulas, na Plataforma Anísio Teixeira;
* Mais de 700 roteiros de estudo por área do conhecimento;
* Diversos conteúdos produzidos por 12 Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc, Ufba, Ufob, UFRB, Unilab, UFSB, Univasf, IF Baiano e Ifba).
* Conteúdos voltados para o Enem, por meio dos Programas Enem 100% e Universidade para Todos – Estude em Casa.
* Os estudantes também podem acessar conteúdos pedagógicos através da TVE Bahia, que faz parte da estrutura organizacional da SEC, e está exibindo o programa “Estude em Casa”, de segunda à sexta-feira, das 13h às 15h, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, e o programa “Hora do Enem”, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h.
* Para os jovens que não possuem acesso à internet, neste período de isolamento social, algumas escolas estaduais estão disponibilizando atividades impressas.