Tiveram início nesta segunda-feira (6), as aulas na rede estadual de ensino. De acordo com o Governo do Estado, mais 660 mil estudantes estão matriculados nas 1.108 unidades escolares.
No Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, uma palestra foi realizada para dar boas vindas aos estudantes.
Andrews Saimon, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, foi um dos mediadores que participou do evento.
Ao Acorda Cidade, ele contou que todos os estudantes devem iniciar o ano letivo com o pé direito, e destacou que o estudo hoje, pode transformar o dia de amanhã.
“Eu levei uma palavra de conforto para todos neste início de ano letivo, principalmente em começar com o pé direito, e priorizando os estudos, pois é com isso que iremos transformar o dia de amanhã. Depois dessa pandemia, tivemos muitos problemas aqui no Colégio, mas tenho certeza que vai ser um ano diferente, e esta retomada também carrega um certo nervosismo, conhecer novos estudantes, novos professores e seguir em frente, eu que estou no 3º ano, pretendo fazer psiquiatria, estamos começando o ano agora, mas já sinto saudades”, contou.
Rebeca Borges de 17 anos, também estudante do 3º ano, fez uma apresentação musical na abertura das palestras. Ao Acorda Cidade, ela contou a satisfação da retomada das aulas no pós-pandemia.
“Essa retomada foi um pouco difícil para nós que passamos esta pandemia, porém já estamos nos sentindo confortáveis, passamos por este momento e hoje estamos aqui. Eu sinto uma alegria tão grande, e nós devemos passar essa alegria também para os outros alunos, pois eles estão chegando agora e devemos mostrar que este espaço também é acolhedor para receber todos eles”, pontuou.
Segundo Rebeca, a apresentação também tem como objetivo mostrar os pontos de incentivo e exemplos a serem seguidos.
“Eu penso que no futuro, eu posso ser uma pessoa melhor para transformar a minha vida, e penso que da mesma forma, nós podemos crescer, e lá no futuro, outras pessoas também possam crescer através da gente”, disse.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), Celinalva Paim informou que cerca de 48 mil estudantes estão matriculados para este ano de 2023 em Feira de Santana.
“Estamos com boas expectativas para o ano de 2023, tivemos um bom número de matrículas e ainda seguimos com estas matrículas abertas, até porque cada escola realiza a matrícula do estudante. Até o momento, nós estamos aguardando a totalidade destes alunos que estão vindo do município, mas a média de estudantes na rede estadual para este ano, é de 48 mil estudantes. Nós tivemos o ingresso de quase 3 mil mil novos alunos, mas seguimos aí nesta reta final de matrículas”, contou.
Ainda de acordo com Celinalva Paim, alguns colégios não iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira (6) por conta de reformas.
“Nós estamos neste processo de reformas, inclusive temos algumas unidades que não puderam começar hoje o ano letivo, justamente para manter a segurança dos estudantes, então achamos por bem adiar esse início, mas algumas escolas iniciarão na quarta-feira, outras na próxima semana. Hoje o município de Feira de Santana é composto por 72 unidades estaduais”, concluiu.
Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram