Volta às aulas

Escolas da rede municipal retomam atividades com encontros virtuais sobre as novas formas de aprender e metodologias de ensino

Aulas serão transmitidas através do canal da Secretaria de Educação (Seduc) no Youtube.

Laiane Cruz

As aulas da rede municipal de Feira de Santana tiveram início nesta segunda-feira (29). Cerca de 51.370 estudantes irão acompanhar as aulas remotas ofertadas pelo município, que serão transmitidas através do canal da Secretaria de Educação (Seduc) no Youtube, onde serão compartilhados os conteúdos. Além dessa ferramenta, os alunos também poderão contar com o suporte da unidade escolar em que estão matriculados.

O estudante Rodrigo Samuel Santana de Oliveira, de 11 anos, que mora no bairro Parque Ipê e está cursando o 5° Ano do Ensino Fundamental na Escola Padre Giovanni Ciresola, contou em entrevista ao Acorda Cidade sobre o que achou da volta às aulas nesta segunda-feira. “Eu achei muito interessante principalmente pelas novas experiências que vamos ter, eu e os meus colegas”, afirmou.

Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Ele acompanhou a aula inaugural pelo celular e disse que não sentiu dificuldade, pois já está acostumado a usar aparelhos tecnológicos em casa. Mas, apesar disso, o que ele mais deseja é que tudo volte a ser como antes da pandemia existir. “Que tudo melhore! Esse mundo que a gente ‘tá’ hoje não está muito legal. Que tudo volte ao normal como era antes e principalmente que tudo corra bem na escola.”

De acordo com a secretária de Educação do município, a professora Anaci Paim, o evento de hoje foi uma aula inaugural, a qual obteve mais de 30 mil visualizações.

“Tivemos uma receptividade muito grande, revelando o interesse dos alunos e das famílias buscando mais informações sobre a forma como as aulas irão efetivamente acontecer. Esse primeiro dia foi de informes mais gerais, tratando das questões de organização da unidade escolar sobre as atividades que serão realizadas”, informou.

Segundo a secretária, amanhã (30), a programação será para ensinar aos alunos as novas formas de aprendizados do ensino remoto e as metodologias que serão utilizadas durante as aulas.

“São três dias gerais que envolvem aspectos de interesse dos alunos da rede. Vamos dar prosseguimento na terça-feira, no dia 30, com uma programação específica sobre as normas formas de aprender, como serão essas novas formas, as metodologias que vão ser utilizadas, as plataformas, os recursos tecnológicos, e por fim levar ao aluno o conhecimento dos novos caminhos a serem percorridos, e também orientar sobre os recursos pedagógicos, acompanhamento das atividades de casa, que será feito com cada professor de acordo com o ano escolar. Também passar um tutorial que é montado pelo núcleo de tecnologia da Seduc, que orienta exatamente sobre essas ferramentas e alguns momentos de interação para que os alunos e as famílias façam as perguntas de dúvidas que possam surgir. Isso é fundamental acontecer no início das atividades porque a partir do momento que o aluno tiver a aula direta com o professor estará mais inteirado de todo o processo”, esclareceu Anaci Paim.

Já na quarta-feira, dia 31, os estudantes serão orientados a fazer uma produção textual ou audiovisual, relatando os momentos que eles vivenciaram durante o período da pandemia e de distanciamento da escola.

“Vamos ter a participação de todos os professores responsáveis de todos os seguimentos, tanto de educação infantil, anos iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Então são três momentos que vamos desenvolver com informações gerais pra todos, e a partir da próxima segunda-feira, aulas normais com cada professor respectivo.”

Com informações de Maylla Nunes do Acorda Cidade 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários