A Escola Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, em Feira de Santana, está promovendo nesta quinta e sexta (12 e 13) o evento “LeituArt”, um encontro voltado para incentivar a leitura entre a comunidade escolar. De acordo com a professora Elsa Sueli Lima, o evento surge como uma resposta às dificuldades crescentes que os alunos enfrentam em interpretar textos, uma realidade que tem sido diagnosticada por avaliações nacionais e estaduais, como o Ideb.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“A motivação desse evento é o desejo de formar leitores de literatura, leitores do mundo e da vida cotidiana. Na sala de aula percebemos através do diálogo, das leituras dos textos, nas atividades do dia a dia e nas avaliações, um grau de dificuldade de interpretação por parte dos estudantes. Essa dificuldade tem sido mostrada também pelos instrumentos de aferição dos governos” afirmou a professora ao Acorda Cidade.
A professora destaca que a escola desempenha um papel importante no estímulo a leitura e que várias atividades são desenvolvidas ao longo do ano com esse objetivo. Segundo ela, projetos como esse, visam tocar esses estudantes e despertar neles a vontade de começar a ler e viajar pelo mundo da leitura.
“Nós temos vários projetos aqui na escola como o ‘Nós da poesia’, onde um grupo de estudantes estudam poetas e declamam poesias em vários eventos. Temos um projeto de contação de histórias chamado ‘Era uma vez’, temos o ‘Suspiradores de poesia’, temos o ‘Liberte um texto poético’. Resolvemos aglomerar todos esses projetos para formar esse evento”, explicou.
A estudante Suelen Tínel participa do projeto ‘Nós da Poesia’ e disse se sentir feliz em compartilhar desses momentos com a escola. “Esse evento é muito importante para mim. Ter essa visibilidade da leitura e da arte tão nítida dentro do nosso colégio é algo que me deixa feliz. Com a leitura a gente tem um preparo maior para escrever e até falar o que a gente pensa”, analisou.
A estudante Maria Eduarda destacou que a leitura é um hábito na sua rotina e contou que conheceu alguns autores através desses projetos desenvolvidos na escola. “Aqui eles mostram o quão prazeroso é o hábito da leitura. Acho que é de extrema importância para os alunos ter esse acolhimento e ter essa visão sobre a importância da leitura”, disse.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram