Acorda Cidade
Estudantes do 9º ano do Colégio Gênesis, de Feira de Santana, foram contemplados com 26 Medalhas ao participar de dois Eventos Nacionais: a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes, ambas promovidos pela Sociedade Astronômica Brasileira, Agência Espacial Brasileira e Ministério das Ciências e Tecnologia.
Com a classificação dos estudantes de Feira de Santana, coordenados pelo professor Rodrigo Santa Cruz Ferreira, (graduado em Física e mestre em Ensino de Astronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo professor de Ciências e Física do Colégio Gênesis, obtiveram quatro medalhas de ouro, oito de prata e 14 de bronze.
Alta classificação
Em todo o Brasil foram inscritos 774.232 estudantes de 8.456 Instituições Educacionais da rede pública e particular.
Segundo o professor Rodrigo Santa Cruz, o evento é voltado para a área de Ciências do 9º ano e, para participar em nível nacional, os estudante realizaram uma prova de conhecimento sobre Astronomia e Astronáutica. A parte prática consistiu na criação de minifoguetes, confeccionados pelos próprios estudantes com a utilização de material reciclável como garrafas pets.
“Estes protótipos de foguetes foram lançados pelos estudantes com a participação, inclusive, de pais numa área do campus da Uefs. Este resultado foi decorrente de estudos, sobre o tema central do ano “Do Fogo ao Led Azul” explorado no Projeto ComCiência e Educação em que o 9º ano ficou com o subtema: herança tecnológica da Astronomia e Astronáutica”, declarou o professor.
.
Os estudantes classificados foram:
Medalhas Ouro – Anna Beatriz Pereira; Johan Victor Santos; Sophia Peixoto; João Adolfo Mascarenhas.
Medalhas Prata – Hyago Roberto da Silva, Alice Mariana Costa, Amanda Pelegrino, Luanna Bauer, Luan Carlos Silva, Eric Brito, Laiza Oliveira, Guilherme Cerqueira.
Medalhas Bronze – Ana Luiza Ribeiro, Enzo Ribeiro, Rodrigo Figueiredo, Jorge da Silva, João Augusto Barbosa, Giulia Seixas, Vitor Leite, João Gabriel Gomes, João Victor Cunha.