O estudante Alex Novais Maciel, de 20 anos, é um dos quatro alunos da Bahia que tiraram nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. A última edição da prova contou com a participação de pouco mais de 2.7 milhões de estudantes. Em todo o país, somente 60 alunos conseguiram repetir o feito.
Alex é morador de Poções, município que fica a 444 Km da capital do estado, Salvador. A região nordeste lidera o ranking nacional com 25 notas máximas em redação. O estudante descreveu em uma entrevista ao portal Acorda Cidade como foi o momento em que descobriu a nota.
“Eu estava tentando ver as notas desde às 9h da manhã, mas o site estava congestionado. Quando finalmente consegui entrar fui fazendo um mistério, coloquei a mão na frente para ir vendo aos poucos a nota, com certo medo. Quando eu vi que eram mil já fui correndo contar para minha mãe, ela me abraçou e chorou. Foi um momento ímpar, fiquei muito feliz”.
Filho de uma professora de redação, Alex Maciel destacou o papel da mãe e de familiares próximos durante todo o processo de estudos. “Eu optei por estudar em casa e focar em uma rotina mais flexível, bem pessoal. Foquei muito mais na prática do que na teoria, pois já tinha uma bagagem muito boa por conta da minha antiga escola. Eu sempre fazia um simulado e uma redação. A minha mãe e minha tia, que também é professora de redação, me ajudaram bastante”, comentou.
O estudante afirmou que fazer outras atividades além de estudar o ajudaram na preparação para o Enem. “Fazer musculação relaxa a minha mente e era uma coisa que estava na minha rotina. Outra coisa que me ajudou bastante foi jogar xadrez, é uma coisa que eu gosto de fazer, gosto de assistir partidas antigas de xadrez e pesquisar sobre a história do jogo.”
O morador de Poções contou os planos a partir de agora. “Eu pretendo fazer medicina, essa escolha veio desde que eu entrei no ensino médio e comecei a responder aquelas perguntas clássicas como ‘o que você quer fazer quando crescer?’. Eu sempre gostei das áreas de natureza, biologia e química. Comecei a pesquisar a rotina de médicos, ver vídeos de plantão, tudo isso fez com que eu me aproximasse da área”, disse.
O estudante ainda deu dicas para quem quer tirar uma nota tão boa quanto a dele. “A pessoa deve estudar de uma forma mais profunda e não utilitária, não ficar pensando na nota que quer tirar. O estudante deve focar na aprendizagem, tentar sentir prazer ao estudar. O que tem que estar em primeiro lugar não é a nota e sim a vontade de aprender, fazer uma boa redação. A nota máxima não pode ser o principal objetivo dos estudos e sim uma consequência“, finalizou.
Os quatro estudantes da Bahia que tiraram a nota máxima em redação no Enem 2023 são de escolas particulares. Rio de Janeiro e São Paulo estão no topo da lista dos estados, ambos com 7 notas. Das 60 de todo o Brasil, apenas 4 são de estudantes da rede pública. A última edição da prova mais famosa do país contou com quatro milhões de inscritos.
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram