Educação

Encontro discute estratégias para melhorar desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática

O secretário de Educação, Marcelo Neves, compareceu ao evento e ressaltou a importância dos gestores e coordenadores pedagógicos na caminhada para alcançar uma educação de qualidade.

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Pensar ações para o fortalecimento das habilidades dos alunos de 5º e 9º da Rede Municipal de Educação acerca de seu letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Foi este o objetivo do encontro realizado entre gestores, coordenadores pedagógicos e o Departamento de Ensino da Secretaria de Educação. O evento aconteceu no Centro de Cultura Maestro Miro, na manhã da última quinta-feira (19).

O secretário de Educação, Marcelo Neves, compareceu ao evento e ressaltou a importância dos gestores e coordenadores pedagógicos na caminhada para alcançar uma educação de qualidade. “Vocês são os olhos da Secretaria junto à comunidade escolar. São vocês quem conhecem as reais necessidades das escolas. Estou aqui para ouvir e dar todo apoio que puder”, enfatizou.

Todos os alunos do 5º e do 9º ano participaram de uma avaliação entre os dias 26 e 30 de agosto, com objetivo de verificar o desempenho em relação aos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb. Em outubro, eles farão a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil.

O Saeb é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação do país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

A partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica, o Departamento de Ensino propôs aos gestores e coordenadores algumas estratégias metodológicas para melhorar aspectos específicos identificados. “Alunos com melhor desempenho podem ajudar os que têm dificuldade; se for possível, sugerir aulas de reforço no contraturno. A análise dos resultados junto aos professores responsáveis pelas turmas também é ideal”, explicou Jozelia Araujo, diretora do Departamento.

O Núcleo de Tecnologias da Seduc também criou um site em que estão disponíveis diversos conteúdos do Saeb. São materiais importantes e que podem auxiliar os professores de várias formas, como as próprias matrizes de referência do Saeb, exemplos de provas, vídeos, atividades de aprofundamento e consolidação, simulados, jogos, entre outros. Para visitá-lo, basta acessar o seguinte endereço: gg.gg/fsasaeb.

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