19 dias de movimento

Em plenária, estudantes da Uefs decidem manter a greve

Sem retorno às reivindicações por parte do governo do estado, os manifestantes continuam tentando negociar as pautas. 

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após a manifestação realizada na BR-116 Norte na manhã de terça-feira (24) e plenária também realizada noite de ontem, os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), decidiram dar continuidade a greve que já perdura por 19 dias. 

Sem retorno às reivindicações por parte do governo do estado, os manifestantes continuam tentando negociar as pautas. 

Ao Acorda Cidade, o estudante Anthony Araújo, falou sobre o que foi discutido em plenária. 

“Ontem foi uma plenária, sobretudo de avaliação em relação aos rumos da greve, onde a absoluta maioria dos estudantes, apontou a necessidade de continuidade da greve, sobretudo porque a gente ainda tá em um processo em que o governo se recusa a negociar, estamos em tratativas com a reitoria, que se coloca ao lado do governo do Estado, mas que enfim, com a reitoria ainda conseguimos ter algum diálogo, mas com o governo do Estado não tem nenhum diálogo possível e aí estamos nesse no rumo para manter a greve até que o governo decida dialogar mesmo com os estudantes e acatar a nossa pauta de reivindicação”, colocou. 

Sobre os estudantes que não concordam com a manutenção da greve, Anthony explicou que eles optaram por não se posicionar, por identificar que a maioria eram favoráveis à manutenção da greve.

“Há uma assembleia convocada por uma porcentagem de estudantes que se coloca contra a greve, mas que se propõe a ser estruturada de forma totalmente anti-estatutária. O estatuto prevê que a Assembleia Geral de Estudantes vai ser composta apenas pelos estudantes da Uefs, regularmente matriculados, e na formulação que foi convocada, convocaram a reitoria e o estado para mesa, o que é um absurdo porque fere a autonomia do movimento estudantil e da universidade”, explicou. 

greve dos estudantes da Uefs ft Ed Santos Acorda Cidade1
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o  estudante, a greve é legítima pois foi aprovada em assembleia com mais de 1.790 estudantes, onde desses 816 aprovaram a aderência ao movimento. 

“Houve mais de duas vezes o quórum necessário para ter assembleia que foi devidamente convocada pelo conselho de entidade base, como rege o estatuto dos estudantes aqui da Uefs e foi aprovada por 816 estudantes”, acrescentou.  

Em três semanas de greve, Anthony explica que a manifestação só finda, caso seja decidido em assembleia geral ou quando as reivindicações sejam atendidas pelo governo do estado.  

Uefs
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Ela acaba quando estudantes da Uefs decidirem em assembleia geral legítima, que a greve deve acabar. Após o governo ter alguma tratativa, alguma proposta, as pautas apresentadas, a gente debate essa proposta apresentada pelo governo em assembleia e que nós votemos pelo fim ou não da greve”, pontuou. 

Ainda segundo Antonhy, o governo até o momento se recusa a dialogar com os estudantes, principalmente após a ocupação do prédio da reitoria. 

“Nós fazendo reiteradas tentativas de diálogo, estiveram aqui inicialmente no começo da greve, da mobilização, mas logo após a ocupação da reitoria, por orientação da nota da reitoria, o governo do estado cancelou todas as metas de negociação que nós tínhamos marcado e até então não dialogou conosco”, finalizou.

Inscrever-se
Notificar de
guest
15 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Especialista do sofá

Os estudantes estão fazendo greve, onde os únicos prejudicados são os próprios estudantes?

F.S.A

O que está acontecendo é que esses estudantes estão perdidos, não sabem o que querem mais…. estão passando vexame e vergonha…. Os conflitos entre eles poderá causar problemas nas negociações que tanto eles exigem.

Gabriel Lopes madeira Nascimento

ISSO SO ACONTECE NO GOVERNO LULA

UM MONTE DE ESTUDANTE COM PREGO CHUMBADO NA CARA, BONE DO MST COM IDEIAS IDELOLOGICAS DELIRANTES NA CABECA FAZENDO MIMIMI POR NADA

VAO ESTUDAR . VALORIZEM SEUS IMPOSTOS .

E OUTRA DEUS SABE AS IDELOLOGICAS E ABSURDOS QUE ESSAS PESSOAS PREGAM NAS UNIVERSIDADES HOJE DOU GRACAS A DEUS POR NAO TER FREQUENTADO A UNIVERSIDADE PUBLICA CHEIO DE ESTUDANTES INGENUOS COM PENSAMENTOS DISTORCIDOS DA REALIDADE. MAS ISSO EH RESULTADO DE PROFESSORES QUE TIVERAM SUAS MENTES LAVADAS PELA VISAO DE KARL MAX

Aqui

Deveria fazer assim: os estudantes que querem a greve ficariam fazendo o movimento, e os que querem estudar os que de fato tem compromisso com o futuro e responsabilidade consigo e com a sociedade voltariam a estudar. Os que votaram pela greve ficariam em casa,ou nas ruas fazendo protesto. Pronto que beleza!

Minoria oprimindo a maioria

Absurdo, simplesmente absurdo! Quem estava lá presenciou cenas de selvageria por parte da minoria, até a urna rasgaram, democracia só para eles. Enquanto isso o ilustre e eternamente professor licenciado DESgovernador da Bahia continua omisso e caladinho como lhe é peculiar.

Anderson Torres

Semestre será cancelado, com o movimento sendo desmobilizado em dezembro… no fim, muitos estudantes prejudicados. Ontem uma estudante estava vendendo trufas no Feira VI, para se manter aqui em Feira de Santana, pois os servidores não estão conseguindo acessar as dependências do prédio da administração central para executar os procedimentos para pagamento das bolsas estudantis, que diga-se de passagem, são imprescindíveis para a permanência dos estudantes de baixa renda. O movimento estudantil é legitimo, porém, ao ser inflexível, torna-se inábil e atrai antipatia de muitos.

Jorge Santos

Quem liga pra greve de estudante? Eles só estão atrasando a vida deles mesmos, que façam greve até o fim do mundo, ninguém liga.

Fazuele@otario.com

Batam palmas para o governador *** que vocês arrumaram…
Sintam o amor entrando… Com força.
Continuem apoiando o PT ***… Kkkkkk
Quero ver e a bagaça da UEFS ruir e seus professores petista de *** … Kkkkk

F.S.A

ESSA GREVE ESTÁ A MAIOR BADERNA, ESTUDANTES ENTRANDO EM CONFLITO COM OS DEMAIS. NA VERDADE ELES ESTÃO PERDIDO, PORQUE QUEM QUER ESTUDAR DE VERDADE ESTÁ SENDO PREJUDICADO. PROVAVELMENTE O SEMESTRE SERÁ PREJUDICADO, MAIS 6 MESES DE ESTUDO ATRASADO PARA QUEM REALMENTE QUER ALGO NA VIDA.

Dommani

PERAÍ… DEIXA VER SE ENTENDI. VOTARAM NO GOVERNO ATUAL E AGORA FAZEM GREVE? OU EU ESTOU FICANDO LOUCO OU A COMUNIDADE DE IDIOTAS ESTÁ AUMENTANDO.

Omas Sensato

Nada contra o movimento estudantil, mas isso que se apresenta com liderança da UEFS é um simulacro de organização estudantil, orientado por uma serie de interesses outros, que não a Universidade.

AGE HOJE

HOJE TEM AGE E FINALMENTE ESSA ESCULHAMBAÇÃO VAI TER FIM. Plenária com menos de 30 estudantes, é piada.
Estudantes da UEFS vamos mostrar que nossas vozes podem ser ouvidas e que uma minoria não pode oprimir e hostilizar os demais. Pelo fim da opressão! AGE 25/11, 17H.

vergonha

passou vergonha ein mo kkkk deve ta contando as assinaturas até agora e sequer conseguiram quorum pra bancar uma assembleia kkk movimento estudantil n eh creche não pae

estudante de verdade

Quem passa vergonha são vocês a favor da greve. Coitados…. Dando um tiro no próprio pé! E infelizmente atrapalhando a vida de quem realmente quer estudar. Bando de sem noção!

Analista

Eu preciso me formar :'(