Andrea Trindade
Diversos estojos de lápis foram encontrados em sacos de lixo, na noite de terça-feira (10), próximo à Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana. A denúncia foi feita pela diretora da APLB – Sindicato dos Professores, Marlede Oliveira. Ela informou que, segundo moradores, estão jogando material escolar em bom estado no lixo, desde o último sábado (7).
“Todo ano o governo municipal repassa o kit de material escolar, só que neste ano muitas escolas não tiveram acesso ao material escolar, inclusive esse material. Eu me dirigi à escola e guardei mais de 500 pochetes de lápis, e dizem que desde sábado há descarte. Me dirigir à diretora da escola, que não soube explicar o motivo. Vou levar para a Secretaria de Educação para tomarem as providências. Tem outro detalhe: a escola funciona à noite e eu perguntei aos alunos se eles tinham aquele material e eles disseram que não. O material não foi distribuído. Material novíssimo jogado na esquina do colégio”, afirmou Marlede Oliveira.
A diretora da APLB enviou fotos para o WhatsApp do Acorda Cidade e reclamou da situação: “Dinheiro público jogado no lixo e as crianças sem o material.”
O que diz a Secretaria de Educação
O secretário municipal de Educação Marcelo Neves informou ao Acorda Cidade que solicitou a abertura de uma sindicância.
“A gente precisa saber o que aconteceu. É muito difícil sem ouvir a diretora, o pessoal do colégio, fazer afirmações sobre o que realmente ocorreu. Aparentemente, pelas fotos, são materiais que poderiam ter sido utilizados, o que realmente é uma situação grave. Mas não vamos, a princípio, acusar ninguém, digamos assim, porque as escolas têm autonomia administrativa e a diretora com certeza dará explicações à Secretaria de Educação para tomamos as devidas providências”, informou
Fotos: APLB Sindicato