Acorda Cidade
Democratização do acesso ao cinema no Brasil é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). O tema Foi divulgado agora a pouco, no Instagram, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Leia também: MEC assina protocolo por mais salas de cinema acessíveis
Neste domingo (3), primeiro dia de provas, participantes de todo o Brasil terão cinco horas e 30 minutos para responder as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. O exame também possibilita que o participante solicite financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Veja os temas da redação de edições anteriores:
Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011: Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações do exame.
Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet