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Cursos da Uefs são avaliados como muitos bons pelo jornal O Estado de São Paulo

Desde o ano de 2019, por meio da Progad, a Uefs tem participado desse processo avaliativo do Guia da Faculdade.

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Em 2021, dezenove cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram avaliados como "muito bom", com 4 estrelas, na pesquisa nacional feita pelo projeto do jornal O Estado de São Paulo (popularmente chamado de "Estadão") em parceria com a Quero Bolsa para composição do "Guia da Faculdade Quero | Estadão".

São eles: Administração, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Física (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras – Língua Portuguesa*, Matemática, Música e Odontologia. Outros seis cursos avaliados como "bom" receberam 3 estrelas: Agronomia, Ciências Econômicas, Direito, Medicina, Psicologia e Química.

O Guia da Faculdade visa avaliar e conceituar por meio de estrelas os resultados dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do Brasil, públicas e privadas, que participaram das edições anuais do projeto. Utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares". Essas instituições precisam estar cadastradas e formalmente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

No total, são 1909 instituições cadastradas; 14.343 cursos avaliados; e 9.225 professores avaliadores. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade Quero | Estadão atua como um instituto de pesquisa, sondando a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Os critérios de avaliação e os resultados sobre o desempenho das instituições que compõem o Guia estão disponíveis no site do projeto.

A participação da Uefs na avaliação

Desde o ano de 2019, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Progad), a Uefs tem participado desse processo avaliativo do Guia da Faculdade, o que tem dado um retorno muito positivo, já que a avaliação relaciona-se à qualidade em ensino, pesquisa e extensão da instituição. "A importância da avaliação refere-se ao reconhecimento da qualidade técnico-científica da Uefs, na figura dos cursos de graduação da universidade, corroborado com o Índice Geral de Cursos do MEC (IGC) com conceito 4 desde 2017 para a instituição", enfatiza a Coordenadora de Graduação da Uefs, professora Vera Martin.

"Recebemos com muita satisfação estes resultados que refletem a qualidade do corpo docente na formação dos estudantes", expõe o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Marcos Grilo. Para ele, o diferencial do curso está na "concepção curricular, que foca em uma formação que contempla o estudo aprofundado de conhecimentos matemáticos e pedagógicos de forma integrada, com reflexões na prática do professor na Educação Básica". O coordenador relata que, "nos últimos 4 anos, é notório o aumento da produção científica dos estudantes de Matemática em coautoria com o nosso corpo docente". "Outro destaque é o grande envolvimento dos discentes em atividades de extensão desenvolvidas no Programa Carloman, no Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (Lamuli), no Grupo Colaborativo em Matemática e Educação (GCMEDuc), no Café com Educação Matemática, no Núcleo de Estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS), dentre outros", completa.

Mesmo comemorando os resultados de todo o empenho de docentes, demais servidores e discentes, o professor lembra do cenário alarmante em decorrência dos sucessivos cortes de investimentos em recursos financeiros às escolas, universidades e institutos de pesquisa no Brasil. "Não dá para fazer Educação e Ciência sem dinheiro e não existe docência por puro amor. Um país, ou investe pesado em Educação e Ciência ou se acaba", enfatiza Marcos Grilo.

A professora Vanessa Vieira e o professor Marcelo Faria são, respectivamente, coordenadora e vice-coordenador de dois cursos da mesma área que foram bem avaliados: Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Para Vanessa Vieira, é necessário valorizar o caráter público da ciência através da atuação das universidades.

"As verbas destinadas à pesquisa científica não podem ser consideradas custos, mas investimentos, e isso requer dos diversos grupos sociais que integram a sociedade e o governo, nas suas diferentes escalas federativas, uma compreensão do papel da ciência, para além dos resultados imediatos demandados pelo mercado", defende a professora. A coordenadora fala sobre "o que é fundamental para os Cursos de Geografia": "prover uma formação teórica rigorosa, combinada com compromisso social focado em princípios como aprofundamento da democracia, justiça social e sustentabilidade ambiental". Mas sem perder o engajamento coletivo. "Sabemos que os enfrentamentos e conquistas só são possíveis mediante a qualificação e envolvimento dos(as) docentes e discentes, enfrentamentos políticos e um Diretório Acadêmico ativo", frisa.

Nessa linha, a Coordenadora do Curso de Odontologia, Professora Nélia Sampaio, ressalta o grande esforço que tem sido feito para a Educação pública continuar firme, mesmo com limites orçamentários desafiadores. Mas também lembra das vitórias. "Para a comunidade interna, gera a sensação de pertencimento, o que é importante para nos motivar e nos orgulhar frente a todas as dificuldades que precisamos enfrentar para mantermos o ensino de qualidade e uma universidade pública e gratuita, socialmente referenciada", diz. Inspiração essa que atravessa os muros universitários. "Esses resultados positivos também servem para mostrar à comunidade externa o nosso valor, e nos apresentar aos possíveis novos ingressantes", completa. E é justamente essa a singularidade que projeta o curso de Odontologia, segundo a professora: "literalmente aqui, buscamos promover conhecimentos que possam ser utilizados pela sociedade como agentes de transformação positiva e de melhoraria de vida das pessoas".

As considerações feitas pelos coordenadores destes cursos aos desempenhos "muito bom" e "bom" e, enfim, aos quadros de referência da Uefs na avaliação do Guia da Faculdade Quero|Estadão, representam o compromisso que a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e todas as outras Pró-reitorias e unidades administrativas têm fortalecido com a sociedade: para não apenas manter a universidade pública de pé, mas continuar resistindo e avançando na luta pela vida, por um país ainda de esperança, realizações e excelentes resultados, para todas e todos.

Acesse o site do Guia da Faculdade Quero|Estadão e saiba mais.

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