Será realizado nos dias 25 e 26 de novembro o curso Resolução de Conflitos na Escola. O evento é voltado para profissionais de educação, como professores, coordenadores, diretores, psicopedagogos e psicólogos.
De acordo com Ana Claudia Bastos, proprietária da empresa AC Bastos Educacional, que está promovendo o curso com carga horária de 12 horas, a educação brasileira encontrou um cenário novo em 2022.
“Sempre tivemos que conviver com os desafios de educar, mas com certeza, nós não imaginávamos que a volta ao presencial, que foi tão desejada, pudesse trazer tantas demandas. E contrariando tudo que a gente tinha pensado e planejado, não foi apenas a defasagem cognitiva, nem o déficit de conteúdos que roubou nosso sono, a gente precisou também lidar com toda a defasagem emocional. O cenário da educação brasileira este ano foi marcada pelos conflitos e a escola necessita estar capacitada. Os profissionais precisam ser capacitados para lidar com os conflitos tão recorrentes nas escolas hoje”, informou Ana Claudia Bastos.
Segundo ela, o evento vai discutir e produzi documentos para atendimento a pais, alunos e professores, e encaminhamentos de como atender, o que falar, qual o papel da escola, de casa e como a escola deve se posicionar hoje.
“Parece que tudo recai sobre a escola, que precisa estar preparada para responder, dar resultados e também tranquilizar famílias e professores. Então nosso curso tem como público-alvo coordenação e equipes gestoras das escolas, como psicopedagogos, e psicólogos também. O curso vai acontecer no dia 25 e 26 de novembro, sexta à noite e sábado o dia todo. Vai acontecer no Núcleo de Pós-graduação Gastão Guimarães e é o resultado de toda a nossa jornada. O nosso grande objetivo é capacitar a equipe gestora e coordenadora para resolver seus conflitos, principalmente neste momento de fidelizar os alunos”, explicou.
Ainda conforme Ana Claudia Bastos, a organização está recebendo muitos contatos de escolas públicas, assessorias pedagógicas e pessoas que prestam serviços de reforço escolar.
“Quando a gente fala de conflitos, estamos falando do emocional, então de nada adianta o melhor planejamento, atividade ou avaliação, se eu enquanto escola ou educador, não consigo fazer com que aquele aluno esteja minimamente equilibrado para aprender. Então a resolução de conflitos, cuidar do emocional, potencializar as competências socioemocionais são obrigação de todo o setor da educação. Então o curso é aberto tanto à rede privada quanto a rede pública e outros educadores que prestam serviços nessa área. As pessoas podem se inscrever entrando em contato com nosso telefone, que é o (75) 99298-7476, e também através do Instagram @acbastos.educacional, onde as pessoas podem obter todas as informações sobre o curso e também o link de inscrição”, informou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram