Acorda Cidade
Cerca de 900 pessoas participam até sábado (13), no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres. Os trabalhos foram abertos na manhã de hoje (11) com palestra de Carlos Eduardo Palhares, perito criminal da Polícia Federal e presidente do Interpol DVI Steering Group.
A importância da preparação de agentes de órgãos civis e militares para o trabalho nos diferentes tipos de desastres, como aéreos, automobilísticos e incêndios, foi enfatizada por Carlos Palhares como prioridade no cumprimento de protocolos internacionais. Neste sentido, ele elogiou o interesse e a participação, no curso, de membros de entidades de diversos estados brasileiros, como Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, DPT, Samu, Guarda Municipal, Defesa Civil, Resgate e Especialistas em áreas como Odontologia.
A programação prevê, para esta sexta-feira (12), a partir das 14h, atividades de simulação de desastre aéreo com uso de helicóptero, carcaça de avião e de automóveis, além de bonecos e estandes utilizados em socorros a vítimas.
Estão previstas, ainda, palestras com a participação de Rafael Guerra (pesquisador da Universidade de Harvard) e do tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho (Corpo de Bombeiros). Serão abordados temas como Histórico dos Desastres Aéreos, Planejamento de Ações Conjuntas e Atividade Prática/Demonstrativa e Elaboração de Relatório e Planejamento.
Integração
Organizador do evento, o professor Jeidson Marques, do Departamento de Saúde da Uefs, afirmou que o Curso Preparatório é um marco para a Universidade, que proporciona à comunidade uma oportunidade de integração de ações em casos de desastres. “Esperamos que não aconteçam, mas, em todos os países, por maior que seja a prevenção, os desastres exigem preparação de todas as forças envolvidas, especialmente para salvar vidas”.
Estiveram presentes na mesa de abertura Genival Corrêa (vice-reitor da Uefs), Washington Almeida Moura (coordenador de Extensão), Luciano Ribeiro (vice-prefeito de Feira de Santana), Luis Geraldo Nascimento Luciano de Sena (diretor do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto – SSP/BA), coronel Adelmário Xavier (comandante da Policia Militar Região Leste), tenente-coronel Antônio Júlio Nascimento Silva (comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militares de Salvador, além do palestrante Carlos Palhares (presidente do Comitê Diretivo Interpol na área de Identificação de Vítimas de Desastres) e o professor Jeison Marques.