Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. A iniciativa é uma parceria da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
Podem participar professores e gestores que atuam nas escolas de educação básica de todo o País. As inscrições devem ser feitas nos sites das próprias instituições de ensino superior que ofertarão o curso. A relação das 40 instituições que aderiram ao curso está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no site da Capes.
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Em quatro instituições, as inscrições já estão abertas: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) , Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As aulas terão início em março de 2025. A formação será realizada por meio da UAB em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com carga horária de 120 horas, a formação será ofertada na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.
O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A ação faz parte do Eixo 03 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ – (Portaria n° 470 de 14 de maio de 2024) do Ministério da Educação.
Durante a formação, além da discussão de sistemas de avaliação e criação de projetos políticos pedagógicos, será desenvolvida uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas que transformem o ambiente escolar e as relações entre professores, alunos e comunidade. O conteúdo do curso está em conformidade com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ) e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil.
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professores e gestores de acordo com os princípios da ERER e EEQ. A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.
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