Reginaldo Lima
Inovar o processo de ensino aprendizagem, com a aplicação de metodologias ativas em um modelo de educação que valoriza a formação integral do estudante. Esta é a essência da proposta curricular por competências, que será tema de uma oficina nos próximos dias 18 e 19 na FTC Feira de Santana. Os palestrantes são os professores especialistas na área Roberto de Armas Urquiza e Letícia Sampaio Suñé.
A Oficina de Currículo por Competências, que acontecerá no Auditório Professora Terezinha Mamona e será destinada a docentes e coordenadores de cursos da Instituição, é mais uma etapa da discussão do projeto que está sendo implantado pela Instituição. A programação está prevista para a tarde e a noite de segunda-feira e manhã e tarde de terça-feira, com palestras e atividades práticas, envolvendo planejamento curricular, aprendizagem e avaliação.
Roberto Urquiza é doutor em Ciências Biológicas e professor Emérito da Universidad de La Habana, com 49 anos de experiência em docência, investigação e gestão universitárias e participa de redes temáticas e projetos internacionais relacionados a currículos inovadores e qualidade na Educação Superior. É professor convidado de inúmeras universidades da América Latina e Europa, orientador de teses de graduação e de pós-graduação e autor de livros. É especialista em Currículo por Competências pela Academia Tuning.
Letícia Sampaio Suñé possui pós-doutorado em Currículo por Competências pela Universidad de La Habana, doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É pesquisadora visitante da Universidade Tiradentes na área de Currículo por Competências.