Alunos feirenses do 3º ano dialogaram, durante o Fórum Migração, com pessoas que vieram de outras cidades para morar em Feira de Santana. Entre convidados, esteve a soteropolitana Patrícia Sento Sé, moradora da Princesa do Sertão desde 2022. “Sempre me questionam o porquê de eu deixar Salvador para morar aqui, onde só tive ganhos. Relações são mais próximas, meus vizinhos, por exemplo, são rede de apoio para mim e eu para eles”, declarou a convidada.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Natural do município baiano de Mairi, Bruna Cedraz de Souza veio morar em Feira de Santana ainda na adolescência por conta dos estudos e aqui constituiu família. “Gosto da Princesa do Sertão, mas uma das coisas que precisa melhorar nela é o trânsito”, acrescentou. Maria de Fátima Silva veio da cidade baiana de Serrinha para o município feirense em 2012. “Feira de Santana oferece muitas oportunidades de melhoria de vida. Aqui eu estou realizando meus sonhos”, enfatizou a convidada.
Fórum Migração integra tradicional projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, desenvolvido pela Escola João Paulo I (JPI), onde as crianças estudam; e foi realizado na manhã da segunda-feira (22). Nesta quinta-feira (1º), alunos dialogarão com representantes dos comércios formal e informal, integrantes da economia feirense.
Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre
Projeto envolve componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa; e coloca estudantes em contato direto com aspectos do município, tais como geografia e cultura. Vivenciando mais Feira de Santana, alunos compreendem necessidade de resgatar e preservar memória das origens feirenses, além de se identificarem como agentes transformadores da cidade.
“Um dos pontos altos do Vivendo Feira é a cantata das crianças na escadaria da prefeitura feirense em 18 setembro, homenagem ao município no dia do seu aniversário”, pontuou integrante da coordenação pedagógica JPI, Karine Oliveira. No projeto, alunos também realizam tour histórico por locais como Museu Casa do Sertão, centro da cidade e Estádio Joia da Princesa, além de visitas aos distritos de Tiquaruçu e Humildes. Vivendo Feira é encerrado com espetáculo musical em dezembro, quando estudantes apresentam um pouco do que aprenderam sobre Feira de Santana ao longo do ano.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram