Muito conhecido no meio da comunicação feirense, por sua participação no rádio como comentarista de assuntos ligados à cultura, a Micareta de Feira e o Carnaval da Bahia, o professor de educação física Edilson Veloso anunciou, nesta quinta-feira (9), que se aposentou da área educacional, após 32 anos de serviços prestados a escolas da rede privada do município.
Somente no Colégio Padre Ovídio foram 30 anos formando os estudantes, e 18 anos no Colégio Helyos. Para ele, o encerramento das atividades traz um sentimento de dever cumprido, pois sempre encarou a educação física e o ensino como uma das maneiras de se formar uma cidadão para a vida.
“Eu sempre disse que um dia iria sair da educação física, mas ela não iria sair de dentro de mim, porque foi a coisa que eu mais amei fazer em minha vida. Um dia me perguntaram: ‘Você gosta mais do rádio, não é?’, e eu disse: ‘Não, eu adoro o rádio, mas amo a Educação Física’. E a gente tem que amar tudo que faz, tanto que quando comecei a trabalhar na área, abri mão do rádio. No Padre Ovídio, foram 30 anos e passei 18 no Colégio Helyos.”
Veloso aproveitou a oportunidade para agradecer a pessoas que o ajudaram durante a sua trajetória como professor, e cuja generosidade nunca poderá esquecer.
“Então eu queria fazer um agradecimento especial a duas pessoas que não posso esquecer: a professora Ana Aragão, que foi uma mãe que Deus colocou em minha vida, e a irmã Raimunda, que foi a primeira diretora com quem eu trabalhei. Ana Aragão foi minha professora, inclusive, e quando eu retornei da Marinha, já estava com o curso, ela me apresentou ao Colégio Padre Ovídio, e a irmã Raimunda me acolheu, em uma época onde só estudavam mais mulheres na escola”, contou.
Ele destacou que houve um período em que tentaram retirar a parte prática da disciplina de Educação Física das escolas, mas a decisão não deu certo e não contou com a adesão também das escolas particulares.
“Tentaram tirar a Educação Física do currículo, e teve um movimento de dar só aulas teóricas, mas isso não funciona, e as escolas particulares não aderiram a isso. No Padre Ovídio, sempre teve a educação física, e no turno oposto só esportes específicos. A Educação Física é uma matéria como outra qualquer, e o professor cursou faculdade como todos os outros. E a educação física é questão de saúde.”
Agora professor aposentado, Edilson Veloso declarou que irá continuar trabalhando com coisas que também lhe dão prazer, sobretudo aquelas em que possa manter contato com pessoas.
“O sentimento que fica é de felicidade. Até maio tenho planos bem pessoais, depois daí quero voltar para o rádio, se possível, ou vou criar um blog, quem sabe até dirigir por aplicativo, pelo contato com as pessoas, posso fazer qualquer coisa, o que eu gosto é de trabalhar”, brincou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram