Agência Educa Mais Brasil – Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 têm até amanhã (04) para realizar as inscrições. A avaliação é direcionada para brasileiros que não concluíram o ensino fundamental e médio em idade apropriada e querem o diploma de conclusão nesses cursos. As provas serão aplicadas em 28 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
As inscrições devem ser feitas na página do Encceja.
Os inscritos podem contar com diferentes materiais gratuitos na preparação para a prova. No site do Ministério da Educação (MEC), por exemplo, há materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. Também é possível encontrar diversos conteúdos gratuitos na internet, como no site do Educa Mais Brasil, que tem todas as disciplinas e assuntos que ajudam estudantes na hora dos estudos.
As provas do Encceja têm o objetivo de aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos para medir se estão aptos ou não para obter os diplomas para a educação básica. Na edição deste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.
De acordo com o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu a realização da última edição. Apesar disso, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram