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Tentar se concentrar em qualquer tarefa quando se está estressado pode parecer algo impossível. Quando a tarefa é estudar, as coisas podem parecer ainda mais complexas, pois existe toda a situação de uma pressão e cobrança por resultados, ainda que aquela não seja a sua área preferida dos estudos.No entanto, algumas pesquisadoras da Universidade Tufts, em Boston (Estados Unidos), descobriram uma técnica que pode ajudar estudantes ao redor do globo a conseguir fixar melhor as informações, mesmo estando sob pressão.
A técnica consiste principalmente em exercitar a memória, fazendo com que os estudantes tentem se lembrar dos conteúdos, sem precisar rever ou reler suas anotações. Isso pode ser essencial para quem precisa resolver questões de concurso, vestibular e outras provas importantes, em que há muita pressão para um bom desempenho.
Entenda como o estresse interfere nos estudos
O estresse está ligado ao cortisol, um hormônio que é responsável por manter o organismo em estado de atenção. No entanto, ainda que a pessoa esteja em estado de alerta e bem desperta, esse hormônio atinge determinadas áreas do cérebro que estão relacionadas com a retenção da memória. Por isso, quando as pessoas estão em situação de muito estresse, isso poderá resultar em dificuldade de aprendizado, por exemplo.
Porém, as especialistas do estudo dizem que a relação entre o estresse e a dificuldade de aprendizado não é imediata. A pesquisa comprovou que o enfraquecimento da memória acontece algum tempo depois de vivenciar uma situação estressante.
Segundo os dados levantados, o cortisol poderia demorar cerca de 25 minutos para atingir o pico na corrente sanguínea, o que levou as especialistas a testar os participantes por mais tempo, podendo mapear os efeitos do cortisol na rotina de estudos.
Técnica de estudo
É por conta dessa ação do cortisol na capacidade de memorização que as pesquisadoras conseguiram relacionar a eficiência do estudo com a capacidade de memorizar os conteúdos. Uma vez que os estudantes não precisem de um papel (ou cola) para lembrar dos conteúdos que eles acabaram de estudar, fica mais simples fixar essas informações na memória de médio e longo prazo. A recomendação, portanto, é que os estudantes não fiquem retornando ao material do estudo frequentemente. A ideia é que a revisão seja feita uma vez e depois um treino, sem a necessidade de consultar as anotações. Esse exercício poderá trazer uma ideia muito mais fiel ao nível de aprendizado que foi alcançado.