Oferecendo uma estrutura ampla para a educação de crianças do Ensino Fundamental I, a Escola Municipal Antônio Carlos Pinto de Almeida, no bairro Alto do Papagaio em Feira de Santana, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26).
Contando com laboratórios, quadra, ampliação de infraestrutura e até climatização nas salas de aula, o investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos através de atividades pedagógicas.
O Acorda Cidade acompanhou a inauguração da unidade escolar que também homenageia o ex-bancário e vereador feirense Antônio Carlos Pinto de Almeida.
Filho do homenageado, Augusto Almeida esteve presente no evento e destacou a importância do fortalecimento da educação a partir da entrega de unidades escolares estruturadas.
“É uma felicidade muito grande ter o nome do nosso pai marcado no prédio de educação, voltado para o desenvolvimento de crianças, voltado para a cultura, conhecimento e para nós, é um prazer porque ele sempre pregou a educação. Aqui será um instrumento importante no desenvolvimento das pessoas da comunidade do Alto do Papagaio. A informação que temos inicialmente é que tinham 760 metros e passou para quase mil metros, é um crescimento exponencial e quem vai sair ganhando é a comunidade”, disse.
Elismara Santos reside no bairro Papagaio e tem um filho matriculado na unidade escolar. Ela também fez uma avaliação sobre a nova escola, além de reforçar sobre a falta de professores na rede municipal de ensino.
“A escola é perfeita, maravilhosa, cumpre com todos os deveres. O problema são só os professores porque não têm suficientes. Meu filho é 4º ano mas dia de quarta-feira ele não tem aula, desde quando iniciou o ano letivo. Precisamos que a situação seja resolvida com urgência, precisamos ver isso. Mas a estrutura, não tenho o que reclamar”, acrescentou.
Fazendo parte da inauguração, o prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a importância do incentivo à educação através de novos ambientes escolares. Para ele, todas as escolas do município possuem a qualidade que a prefeitura oferece aos alunos.
“Não há diferença das outras, a qualidade é a mesma. Eram seis salas inicialmente em 2013 e hoje temos 12 salas, 310 alunos frequentando, podendo chegar a 700, temos laboratórios de ciências, matemática, português, todas as salas com ar-condicionado, temos equipamentos para as aulas necessárias, computadores, todo o kit escolar, merenda, fibra óptica que vão ligar as escolas, vamos colocar cerca elétrica porque infelizmente alguns vândalos saltaram, temos quadra, enfim, a qualidade é a mesma que a prefeitura tem”, ressaltou.
Questionado sobre a reclamação de pais e responsáveis diante da falta de professores, o prefeito ainda explicou que novas contratações estão sendo feitas para suprir a demanda de profissionais.
“Estamos contratando professores, chamamos no concurso, Reda, mas o que acontece é que tem muitos profissionais se aposentando, mas os professores estão aí e estamos chamando”, declarou.
Ao Acorda Cidade, a secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim também contou sobre a satisfação ao inaugurar a unidade escolar. Anaci aproveitou para ressaltar os investimentos além da reforma aos estudantes, como alimentação extra e kits distribuídos de educação.
“É uma estrutura excelente, hoje cheguei aqui e encontrei os alunos já fazendo desjejum e foi incluído esse ano, é a primeira vez que o desjejum faz parte do cardápio das nossas escolas, a alimentação de verdade, o aluno vem e se alimenta bem, vai para casa também bem alimentado. Foram distribuídos hoje também, os kits para os alunos, ele custa no mercado mais de R$ 600 e é inteiramente gratuito, passado para as crianças, com caderno, com todos os materiais de desenho, é compatível também com a faixa etária e o ano escolar, em anos iniciais é um kit, anos finais é outro, e agora neste ano nós incluímos também pela primeira vez o kit para portador de deficiência que tem a necessidade de ampliação de páginas do caderno para baixa visão, com alguns componentes que foram sugeridos pelo Centro Integrado de Educação. São inovações importantes, para garantir a educação das crianças”, finalizou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram