Gabriel Gonçalves
Tiveram início na última segunda-feira (24), as matrículas para a rede estadual de ensino. O primeiro dia foi destinado para Pessoas com Deficiência (PcD), via internet ou em qualquer unidade da rede estadual.
Na manhã desta quarta-feira (26), a reportagem do Acorda Cidade esteve no Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), e encontrou poucas pessoas para realizarem as matrículas.
De acordo com Priscilla Alcântara, mãe de uma estudantes, o novo processo dinamizou as matrículas e agora não precisa mais pegar longas filas.
"Aqui no Gastão o atendimento está sendo super tranquilo, assim que cheguei fui atendida, logo ali na entrada, me cobraram a caderneta de vacinação contra a Covid-19, apresentei também e agora o atendimento está muito mais fácil, sem nenhuma dificuldade. Antigamente eu pegava aquelas longas filas, chegava pela manhã e só era liberada a tarde, mas agora isso mudou e facilita muito", disse.
Moradora do conjunto George Américo, Chayanne Silva esteve na unidade para buscar a transferência. De acordo com ela, o atendimento também foi rápido.
"Hoje eu vim buscar a minha transferência, porque irei estudar em um colégio mais próximo da minha casa, lá no Carmen Andrade que fica no Sobradinho, mas o atendimento aqui no colégio foi rápido", disse.
Segundo o coordenador interino do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Feira de Santana, Ítalo Paim, todo o processo de matrícula está ocorrendo sem nenhuma intercorrência.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
"Graças a Deus o processo das matrículas está acontecendo de forma muito tranquila, todos os pais estão procurando as unidades escolares de origem, nosso sistema também está funcionando sem nenhum problema e até o momento, não tivemos nenhuma intercorrência significativa, é certo que algumas informações são necessárias, mas a população vai se informando um pouco mais sobre esse novo processo das matrículas. A gente sabe que preferencialmente, elas devem ser feitas pela internet, porque ainda vivemos em momento de pandemia, o que deve evitar as exposições e aglomerações, mas alguns pais não sabem desta informação, mesmo que os veículos de comunicação tenham informado. Mas, estamos colocando este processo em diversos postos, onde esses pais podem realizar a matrícula, e não precisa ser necessariamente no local de origem onde o filho, a filha, vai estudar. Essa matrícula pode ser feita em qualquer unidade, pois foi uma iniciativa para descentralizar os locais e assim, evitar muita aglomeração", explicou.
A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida: via original do histórico escolar; via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
Ainda de acordo com Ítalo Paim, a rede estadual tem oferta de vaga para toda demanda do município.
"Desde que o estudante esteja com todas as documentações da matrícula, não há dificuldades para realizar este processo. Hoje estamos com grande oferta de vagas para a rede pública e conseguimos conceder as vagas de acesso para os estudantes do município, e não sendo realizada a matrícula pela internet, ele pode procurar um posto mais próximo da residência dele", concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade