Feira de Santana

Com 40 anos, Escola Maria Esther no distrito de Humildes passa por reforma e ampliação

A unidade, inaugurada em 20 de maio de 1984, vai aumentar a sua capacidade de atendimento, passando de 90 para 150 estudantes.

Escola Maria Esther no distrito de Humildes passa por reforma e ampliação
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Escola Municipal Maria Esther Falcão de Freitas foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira (29), na Fazenda Campestre, distrito de Humildes, em Feira de Santana. A unidade, inaugurada em 20 de maio de 1984, vai aumentar a sua capacidade de atendimento, passando de 90 para 150 estudantes, após a reforma e ampliação do espaço. Há 40 anos, a escola foi inaugurada pelo ex-prefeito José Falcão da Silva.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

A secretária da Educação, Anaci Bispo Paim falou sobre o investimento do governo em tecnologia para auxiliar o ensino pedagógico dos estudantes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os alunos de toda a rede dispõem de Chromebooks, são 17.500 adquiridos para viabilizar o atendimento, às ações pedagógicas, dinamizar o processo de aprendizagem, vem exatamente para esses alunos que estão com a aptidão muito boa para esse tipo de mediação, para a utilização da mediação tecnológica. Os professores recebem um tutorial também para orientar o uso dos aplicativos e todas as escolas têm o mesmo padrão, você vai encontrar uma escola maior ou menor de acordo com a demanda da comunidade, como essa tem. Uma comunidade menor, mas que tem tudo que a outra escola precisa”. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os estudantes assistidos serão da educação infantil e de anos iniciais. Eles poderão aprender em uma nova estrutura com refeitório, salas de aulas, espaço recreativo, salas de recursos, além dos outros espaços que compõem a unidade, como sala para professores, diretoria, secretaria, dois banheiros adaptados, cozinha, entre outros.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo a secretária, a escola é compartilhada com os alunos de outra unidade, a Cândido Vitoriano.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Dividimos as turmas que ficam mais próximas da residência nessa localidade e eles se mantém aqui porque isso facilita muito. A escola chegando próximo de onde a comunidade está residindo facilita o transporte, dá segurança, maior conforto e tranquilidade também para as famílias”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins da Silva, também participou da reinauguração ao lado de gestores, professores e alunos. Ao Acorda Cidade ele falou sobre o investimento de R$ 487.938,71 na unidade escolar que deve trazer melhorias nas próximas avaliações de aprendizado das crianças com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Da Fazenda Campestre até a sede, em Humildes, são aproximadamente 7km, segundo o prefeito de Feira, Colbert Martins.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi ampliada a quantidade de salas, temos as três salas de recursos que significam salas para crianças especiais também e nós temos uma rede com 24 computadores utilizados para que as crianças possam aprender mais. O computador não ensina nada a ninguém. Se o professor, a professora não ensinar, o computador sozinho não ensina, portanto o que nós temos aqui são professores habilitados a utilizar esses computadores. De aluno são os Chromebooks para poder otimizar o aprendizado”, explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Colbert ressaltou a importância das salas de recursos nas escolas municipais, esclarecendo que antes eram em torno de 1.700 estudantes com alguma necessidade especial, segundo ele, esse número saltou para mais de quatro mil.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós estamos ampliando essa área para que a gente possa cada vez mais atender a todos, mas prioritariamente as pessoas especiais”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo o prefeito, outras unidades escolares ainda devem ser entregues no seu mandato. Segundo ele, serão quatro até o final de setembro, além da entrega do novo prédio da Secretaria de Educação que está em análise.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Se não na totalidade dela [Seduc], mas na parte que é mais importante que é a parte do auditório e das salas de treinamento, que é exatamente o foco mais importante que a gente possa entregar também até o final de setembro”. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram