Gabriel Gonçalves
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está próximo e será realizado neste domingo (17) com questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas, além da redação. Por conta da pandemia do coronavírus, algumas medidas de segurança serão aplicadas nos dois dias de prova.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), Alfreda Xavier, explicou que entre as novas mudanças, cada sala da unidade deve ter entre 25 a 28 candidatos realizando as provas.
"Eu acredito que neste ano por conta da pandemia, teremos aqui no Gastão Guimarães cerca de mil candidatos realizando a prova, atendendo o distanciamento entre as carteiras, diminuindo assim o número de participantes por sala. A orientação passada pela coordenação é que as salas tenham entre 25 a 28 cadeiras", explicou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Mesmo sem definição do retorno das aulas presenciais, a diretora do Gastão Guimarães explicou que a unidade já está preparada para receber os estudantes, assim como os candidatos que irão realizar as provas do Enem.
"Como a escola já está arrumada para receber os alunos no retorno às aulas, então a escola também está pronta para o Enem. Nós temos pias por toda a parte da escola, teremos álcool em gel em todas as salas e todos os protocolos necessários serão adotados nos dias da aplicação. Não será permitido nenhum candidato sem máscara em sala de aula e as pessoas que irão aplicar as provas vão receber três máscaras para que também possam fazer a troca. Acredito que tudo está seguro para a realização do Enem", destacou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
O Centro Integrado de Educação Assis Chateubriand em Feira de Santana também será um dos locais de prova do Enem. De acordo com a diretora da unidade, Leysliane Costa, todos os procedimentos passados pela coordenação local do Exame já estão sendo adotados na escola.
"A coordenação já passou as orientações e inclusive funcionários idosos que trabalhavam em outras edições, não serão permitidos dessa vez. Como diminuiu o número de participantes por sala de aula, aumentou o número de escolas aqui na cidade, seja da rede municipal ou estadual. Então estamos seguindo todos os protocolos de segurança, como as pias com sabonete líquido e dispensers de álcool em gel, não só dentro do módulo, mas também fora deles. A orientação é que tenha 25 cadeiras mantendo o distanciamento necessário", disse ao Acorda Cidade.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Cerca de 500 estudantes do Colégio Assis Chateaubriand irão realizar a prova do Enem neste ano. Segundo Leysliane, a maioria é concluinte do terceiro ano do ensino médio.
"Eu acredito que em torno de 500 estudantes conseguiram se inscrever e muitos deles estão com o objetivo de concluir os estudos. Por conta da pandemia essa possiblidade foi suspensa, mas agora o Enem pode dar essa chance para os concluintes do terceiro ano", explicou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Durante os dois dias de provas, todos os candidatos deverão utilizar máscaras, podendo removê-las apenas durante o momento em que beberem água ou lancharem e, logo após, deverão colocá-las novamente.
"Não poderá entrar na escola o candidato que estiver sem máscara, então orientamos que levem mais de uma máscara por conta do período que irão fazer a prova, para que possam trocá-las", finalizou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade