Feira de Santana

Colégio Santo Antônio: 62 anos de tradição, ensino de qualidade e valores humanistas

O CSA possui uma taxa de renovação de matrícula alta: de cada 10 alunos, 9 continuam na instituição após a conclusão de um ano letivo.

Colégio Santo Antônio
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O tradicional Colégio Santo Antônio (CSA), em Feira de Santana, vem se destacando pela qualidade no ensino. A instituição, que há 62 anos tem como principal filosofia o desenvolvimento acadêmico, humano e espiritual dos alunos, se consolidou como referência estudantil após a adoção do Sistema Anglo de Ensino.

Atualmente, o CSA possui uma taxa de renovação de matrícula considerada alta: de cada 10 alunos, 9 continuam na instituição após a conclusão de um ano letivo. Para 2025 é projetado um aumento de cerca de 20% nas novas matrículas, o dobro do registrado em 2024.

diretor
Frei Cristóvão, diretor do CSA | Foto: Iasmim Santos / Acorda Cidade

Para Frei Cristóvão, diretor do Colégio Santo Antônio há cinco anos, que participou na manhã desta quarta-feira (24), véspera de Natal, do programa Acorda Cidade, o sucesso na taxa de renovação das matrículas, assim como a chegada de novos alunos, é resultado da boa sintonia entre a filosofia que a escola desenvolve há décadas e a adoção e ampliação de um sistema de ensino que traz grandes resultados.

“O Sistema Anglo é um dos modelos de ensino mais antigos, tem 72 anos de existência e foi o primeiro método implantado aqui no Brasil. Quando nós adotamos, há cerca de três anos, do grupo 2 até a 5ª série, ele foi muito bem avaliado pelos pais. É um dos sistemas que melhor apresenta resultados de aprovação, tem uma aceitação excelente e o que melhor se encaixa no perfil humanista da escola e naquilo que a escola também já entrega como resultado. Ampliamos até o 3º ano do Ensino Médio. Agora o colégio todo faz parte do Sistema Anglo de Ensino e, com certeza, irá potencializar muito os resultados”, disse o frei.

Recentemente, o Colégio Santo Antônio reformou uma quadra e transformou a estrutura em uma espécie de teatro. O espaço deve receber eventos com capacidade para acomodação de 900 pessoas. A previsão de inauguração é fevereiro de 2025.

Método tradicional e inovador

No site oficial do Sistema Anglo, o modelo é descrito como um farol na educação no Brasil. O modelo se propõe a moldar gerações desde a educação infantil até o pré-vestibular a enfrentar os desafios que estão por vir. Em todo o país, 950 escolas utilizam o método que em 2023 foi responsável por aprovar mais de seis mil candidatos no SISU, plataforma desenvolvida pelo Ministério da Educação para a seleção de candidatos a vagas em universidades públicas.

O frei reforçou o papel da equipe no desenvolvimento dos alunos e na manutenção do Sistema Anglo. Para ele, a receita do sucesso do Colégio Santo Antônio tem muita participação divina e uma boa dose de bom trabalho humano.

“Temos uma equipe de profissionais maravilhosos, desde os terceirizados até a equipe de professores e coordenação administrativa. São pessoas que têm dedicação, apaixonados pela escola, uma competência que se manifesta, principalmente naquela dedicação exclusiva que eles têm de entregar resultado porque acreditam naquilo que estão fazendo.”

A escola e o aluno

O diretor destacou o papel da escola como um ambiente que deve trazer, sobretudo, segurança e proporcionar um desenvolvimento positivo na vida de cada jovem. Para ele, é obrigação da escola contribuir para formar cidadãos que tenham uma vida pautada pela ética, valores e o respeito às diversidades.

“Queremos que o aluno se sinta promovido na sua dignidade, que ele se sinta um profissional estimulado a fazer o bem, não somente em ganhar dinheiro ou ter sucesso, mas que na escola ele aprenda que o profissional é feliz quando ele faz o bem. A escola tem essa obrigação, de incutir no aluno e na família que nós temos a obrigação de cumprir bem a nossa missão aqui no mundo, que é fazer o bem.”

A tradição

Com mais de seis décadas de atuação, é quase impossível que alguém que não estudou no Colégio Santo Antônio não conheça alguém que já passou por lá. Pode ser um amigo de faculdade, um colega de trabalho ou até mesmo um primo distante. Para o frei, muito mais importante do que o número expressivo de ex-alunos é o sentimento que cada um carrega após sair do colégio.

“Eu tenho um conhecimento formal de 10 grupos de ex-alunos que se encontram anualmente. Eles se conheceram no colégio e continuaram com amizade, têm aquele vínculo. Chega final de ano, levam os filhos e os netos lá para conhecer a escola, visitar o espaço físico. Isso demonstra que, ao longo desses anos, mesmo tendo saído da escola, eles continuam tendo um sentimento de pertencimento àquela instituição que marcou positivamente a vida deles”, disse o diretor.

O grande desafio

O diretor falou sobre o grande desafio que enfrentou desde o início da sua gestão à frente do Colégio Santo Antônio: a pandemia. Para o frei, o momento foi extremamente desafiador e uma oportunidade de se desenvolver humanamente.

“Tenho certeza de que nada se compara à pandemia. Aqueles dois anos que enfrentamos ali, 2020 e 2021, em todos os sentidos, foi uma batalha homérica, que a gente só tem a agradecer a Deus por estar aqui. Aqueles que procuraram tirar desse momento trágico uma lição de vida e ressignificar a sua vida, com certeza cresceram. Cresceram no sentido humano, cresceram economicamente, cresceram porque souberam aproveitar aquele momento”, disse o frei.

Foto: Divulgação

Mensagem especial de Natal

Aproveitando o clima natalino, o Frei Cristóvão utilizou os minutos finais da entrevista com o radialista Dilton Coutinho para prestigiar os ouvintes e leitores do Acorda Cidade com uma mensagem especial de Natal. Confira abaixo:

No dia de hoje, todos nós ganhamos presente. Esse presente é Deus na vida da gente, e esse presente faz uma diferença muito grande em todos os momentos da nossa vida. A gente não pode dizer que é sempre felicidade, que é sempre sucesso, que é sempre conquista, mas, em todos os momentos, Deus está presente.

O olhar de um homem, de um adulto, de um avô, que se transforma quando olha para uma criança, deve ser também, nesse momento, o nosso olhar ao olhar para o menino Jesus. Assim como a criança traz vida nova para um pai, para uma mãe, para os avós, para todo mundo de uma casa, é isso que Jesus veio trazer. Independente da sua fé, da sua religião, Deus menino, Jesus veio trazer vida nova para todos nós.

Podemos ser muito mais felizes se a gente continuar abraçando a causa que ele nos ensinou a viver, que é viver no amor, perdoando. Deixe o ódio de lado, deixe o rancor e o ressentimento de lado, perdoe. Busque, nesse dia, hoje e amanhã especialmente, agradecer a Deus por tudo aquilo que você viveu em 2024.”

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários