Acorda Cidade
Para celebrar o Ano Internacional da Luz (instituído sob Decreto da ONU e Unesco), o Colégio Gênesis promove, nesta sexta-feira e sábado, mais uma edição do Projeto Pedagógico ComCiência e Educação em que abordará a temática: “O Futuro à Luz Pertence”.
A edição deste ano do ComCiência e Educação está sob a coordenação do professor Darman Santana (área de Ciências Naturais) que, juntamente com os professores e estudantes, vem realizando estudos e discussões em sala de aula a respeito do significativo momento de exaltar o Ano Internacional da Luz.
No evento serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas, estandes e exposições com a participação de profissionais graduados nesta área, além da criação do Salão da Luz, que, de forma criativa, mostrará diversas demonstrações da Luz para iluminar a humanidade.
Na justificativa do Projeto, salientou o professor Darman Santana: “2015, Ano Internacional da Luz. Comemorar e exaltar esse fenômeno da natureza é mais que uma obrigação, é uma necessidade de dar reconhecimento a algo que tem proporcionado à humanidade uma evolução histórica no mais amplo sentido. Da descoberta do fogo ao LED, passando por Thomas Edison, a luz trouxe aos seres humanos inúmeras invenções tecnológicas que lhes garantiram saúde, segurança, comunicação, cultura, educação, alimento, bem-estar e, acima de tudo, a vida.”
Palestrantes
A abertura do ComCiência e Educação será feita oficialmente nesta sexta-feira, a partir das 19h, com o pronunciamento do Professor doutor Antonio Jorge Sena dos Anjos, diretor geral do Colégio Gênesis.
Os palestrantes que participarão das mesas-redondas com seus respectivos temas são os seguintes: “A luz e a saúde humana”: Amilton Sampaio (médico oftalmologista) e Débora Duarte (médica dermatologista); “Luz: Liberta ou escraviza?”: Mayra Paniago (professora mestra em História) e Antonio Roberto Lopes (professor especialista de geografia); “A Luz nas Artes”: Alana Freitas (professora doutora de Literatura), Wagno Matos (Arte educador) e Veroka Tosta (artista plástica); “A Luz que nos alimenta”: Daniela Alves (nutricionista) e Ive Mariana Brito (professora de Biologia); “Há luz no escuro?”: Paulo César Poppe (doutor em Física); “O futuro à luz pertence”: Weber dos Anjos (engenheiro eletricista) e Germano Guedes (Físico).