Daniela Cardoso e Ney Silva
O Colégio Estadual de Feira de Santana foi transformado em um Centro de Educação em Saúde. Este ano já serão oferecidos os cursos de Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem e mais os cursos profissionalizantes do Programa de Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja): Técnicos em Administração e Secretariado. São 180 vagas pela manhã e 240 a tarde, sendo seis turmas pela manhã e oito a tarde.
Segundo o diretor geral do Centro, Carlos Alexandre Ramalho Batista, a proposta do Governo do estado é que sejam ofertadas vagas no ensino médio, incluindo cursos profissionalizantes. Ele explica que está havendo no mercado uma necessidade de pessoas com qualificação direcionada a área de saúde.
Sobre o ensino regular, Carlos Alexandre informou que no futuro será extinto. Neste ano de 2013 não serão ofertadas as vagas da 5ª série do ensino fundamental e nem o 1º ano do ensino médio. Em três anos a instituição deixará de ofertar o ensino médio e em quatro anos o ensino fundamental.
Ele esclareceu que esses cursos só serão ofertados exclusivamente para alunos que estudam na instituição. Mas Carlos Alexandre esclareceu que para 2014 existe uma previsão do Centro realizar cursos técnicos pós-médio, destinados a pessoas de qualquer instituição.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade