Educação

Chapa única: nova diretoria da Adufs é eleita com quase 98% dos votos

A votação para a escolha da nova diretoria da Adufs ocorreu entre os dias 26 a 28 de março de 2019.

Acorda Cidade

Foi encerrada na noite de quinta-feira (28), a apuração dos votos da eleição da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adyfs). A Chapa 1: Adufs Autônoma e Democrática foi eleita com 214 dos 220 votos depositados nas urnas, o que representa 97,3% dos professores.

Conforme a apuração da comissão eleitoral, feita logo após o encerramento da votação, outros cinco professores votaram em branco e um votou nulo. A posse dos novos diretores será em Assembleia Ad Hoc (convocada especificamente para este fim), que deverá ocorrer no dia 4 de abril.

Mapa de apuração:

Única inscrita no processo eleitoral para a escolha da diretoria da seção sindical, biênio 2019-2021, a Chapa 1: Adufs Autônoma e Democrática é composta por docentes que já fazem parte do dia a dia da seção sindical e por professores recém-chegados à Uefs. Jucelho Dantas, um dos coordenadores gerais do grupo e ex-membro da diretoria, avalia que “a atual conjuntura é de dificuldades. No entanto, estamos dispostos à luta e para convocar os professores a participarem dos espaços de discussão e de decisão das nossas ações. Nós continuaremos nos mantendo independentes de governos, partidos políticos e reitorias”.

Nominata da chapa

Apesar de jovem, Tainã Cádija Almeida, membro do Conselho Fiscal, compôs a chapa por acreditar que a Adufs desempenha um papel importante não só para a carreira docente, mas para a luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

“Nossos direitos são conquistados através da luta. Eu, enquanto docente, não poderia deixar de participar das ações da seção sindical e de contribuir com o movimento e a defesa da educação pública”, diz Tainã Cádija, 34 anos, que começou a fazer parte do corpo docente da Uefs como substituta, em 2014, e efetivou-se na instituição no ano passado. A filiação à Adufs ocorreu em 2018.

Gracinete Souza, membro da comissão eleitoral, avalia a votação como expressiva. “Houve uma boa participação da categoria, considerando-se que a votação ocorreu no mesmo período de debates da eleição para reitor e não houve urnas volantes”, declarou.

A votação para a escolha da nova diretoria da Adufs ocorreu entre os dias 26 a 28 de março de 2019.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários