Educação

Candidatos terão quatro dias para se inscrever e pleitear as vagas do Sisu

O Sisu resultado 2018 será publicado em 18 de junho e as matriculas acontecem entre 22 e 28 deste mês.

Tunísia Cores

Já está publicado no Diário Oficial da União o edital do Sistema de Seleção Unificada que permite o ingresso no segundo semestre, o SiSU 2018.2, nas universidades públicas brasileiras que assinaram o termo de adesão. Nesta edição de meio do ano, as inscrições acontecerão a partir da próxima terça-feira, 12 de junho, até às 23h59 da sexta-feira, 15 de junho. O Sisu resultado 2018 será publicado em 18 de junho e as matriculas acontecem entre 22 e 28 deste mês.

Quem está acompanhando o andamento da segunda edição do certame é a estudante Catarina Andrade de Jesus, que se candidatará ao curso de Nutrição na Universidade Federal da Bahia (UFBA) ou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Fiz um cronograma de estudos para melhorar meu desempenho. Inclui resolução de questões, fixação do horário de estudos. Tenho facilidade em Química e Biologia e dificuldade em matemática, então estudo resolvendo muitas provas”, pontua.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 68 instituições públicas participam. As instituições federais respondem por 86,7% do total: são 30 universidades federais, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia tecnológica além de dois centros de educação tecnológica. As instituições estaduais correspondem a 11%, com sete universidades e um centro universitário. Entre as municipais, apenas uma participa (1,4%). No primeiro semestre, foram 130 instituições participantes do Sisu.

Como se inscrever no SiSU 2018.2

Todas as etapas são realizadas via internet. Estudantes que tenham dúvidas sobre como se inscrever, devem primeiramente utilizar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 na página oficial do SiSU. É permitida a seleção de até duas opções de cursos, que podem ser alteradas enquanto o prazo estiver válido. Ao final do processo, serão aprovados automaticamente os candidatos com as notas mais altas levando em consideração o peso de cada disciplina, por curso, se houver.Candidatos que não forem aprovados na chamada regular, ainda podem manifestar interesse na lista de espera Sisu 2018.

Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 desde que não tenham obtido nota zero na redação e que não tenham se inscrito como “treineiros”. Se a pontuação estiver abaixo do exigido, o candidato será informado pelo sistema.

Saiba mais: Treineiros: o pré-vestibular antes da hora

A estudante atualmente faz um curso preparatório para o vestibular e chegou a fazer o Enem como “treineira” desde o primeiro ano do ensino médio. “Não tinha muito conhecimento sobre os assuntos, então achava mais difícil. Com o passar dos anos, achei a prova mais tranquila porque vi a forma de cobrança e quais eram as pegadinhas”, afirma. Por isto, aconselha aos estudantes realizarem o exame ganhar experiência, adquirir conhecimento e cronometrar o tempo de prova.

Confira a lista de IES baianas que ofertam vagas no Sisu 2018.2

IFBaino – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Ifba – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Uneb – Universidade do Estado da Bahia
Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Ufba  – Universidade Federal da Bahia
Ufob – Universidade Federal do Oeste da Bahia
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários