Enem 2018

Candidatos de Feira de Santana ficaram surpresos com tema da redação; acharam difícil

O ministro da Educação disse que o tema não foi influenciada pelos recentes episódios envolvendo notícias falsas.

Andrea Trindade

Escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, não foi tão fácil para muitos candidatos que fizeram a prova do Enem domingo (4).

O tema – escolhido há cerca de quatro meses pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – foi recebido com surpresa pela maioria.

Foi o que aconteceu com o estudante universitário e auxiliar administrativo, Jonathas dos Santos Carvalho, 27 anos. Ele achou a prova fácil, apesar de cansativa e disse que não esperava um tema sobre o controle de dados na internet.

“Aparentemente a prova estava fácil, o que dificulta mais é o cansaço. A gente começa bem e quando chega a determinado tempo a gente começa a ficar cansado e não consegue raciocinar tão bem. Achei o tema difícil para elaborar a dissertação. Não veio ideias na mente. Não esperava esse tema, achei que seria um tema mais aberto. Me preparei pouco porque trabalho e já faço faculdade, mas vou continuar tentando”, afirmou.

O candidato Hugo de Jesus Ferreira, de 20 anos, disse que estudou por videoaulas e respondendo questões de vestibulares. Ele também não esperava esse tema.

“Achei o tema inesperado. Esperava violência doméstica, por exemplo. A prova foi exaustiva, tive dor de cabeça, é uma prova que requer muita concentração. Fiz a prova em duas hora e meia, analisei duas ou mais vezes a mesma questão caso fosse necessário”, disse.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que o tema foi escolhido no meio do ano e a escolha do tema não foi influenciada pelos recentes episódios envolvendo notícias falsas nas eleições.

“É um tema muito atual, não foi uma escolha de agora. Foi uma escolha dos técnicos daqui do Inep em torno de junho, julho. O tema é extremamente atual e relevante. Para os jovens estudantes que estão informados da discussão de fake news, do papel da internet na informação, é muito importante o debate”, disse. 

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja os temas da redação de edições anteriores do Enem, desde que foi reformulado, em 2009:

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011: Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações do exame

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários