Até o próximo dia 16 de abril, a rede estadual de ensino está mobilizada em torno da campanha “Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia”. A ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os municípios, tem o objetivo de reduzir a evasão e o abandono escolar, garantindo a rematrícula e a permanência dos estudantes na escola.
Por meio dos cruzamentos de bases de dados 2024/2025, os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) identificam os alunos que não fizeram a matrícula este ano e partem para sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância da educação na vida de seus filhos.
A campanha Voltaê, que teve início nesta segunda-feira (7), tem como metas identificar os estudantes de 2024 que não realizaram matrícula este ano; realizar a busca ativa escolar nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE); sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância da educação; e aumentar os índices de rematrícula e permanência dos estudantes.
A SEC espera identificar 100% dos estudantes infrequentes, em abandono ou evasão escolar e aumentar em 25% na taxa de rematrícula, reduzindo a taxa de evasão escolar e proporcionando um maior engajamento da comunidade escolar na promoção da educação.
Em sala de aula, o estudante tem acesso a diversas aprendizagens e o encontro com os colegas de classe, professores e a própria comunidade escolar o fortalece socialmente. Neste sentido, as escolas estão realizando estratégias para que ninguém fique fora da sala de aula, a exemplo de envio de mensagens via WhatsApp ou e-mail, telefonemas para as mães, pais ou outros responsáveis pelo aluno, chamadas em rádios comunitárias e engajamento dos estudantes que estão frequentando a escola para que eles contagiem os colegas que estejam afastados da escola.
É o caso do Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, no município de Bom Jesus da Lapa. O vice-diretor Márcio Ferreira do Nascimento conta que o “Voltaê” já está em plena atividade na unidade escolar.
“Embora não verificamos muita evasão na nossa instituição, temos que buscar aqueles que, por algum motivo, abandonaram a sala de aula. Inicialmente, estamos fazendo o levantamento para checar os que não estão frequentando e divulgando nas redes sociais a campanha estimulada pela SEC”.
A Secretaria da Educação informa que a busca ativa acontece em todas as escolas da rede estadual, que continuam com a matrícula aberta. Para se matricular, estudante, mães, pais ou responsáveis devem se dirigir a qualquer unidade da rede estadual de ensino portando documentos do aluno, como Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência e carteira de vacinação devidamente atualizada, bem como cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.
Parceria com o Unicef – Por meio da parceria de mobilização com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a SEC vem orientando os municípios a fazerem a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar, que pode ser acessado no site buscaativaescolar.org.br. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e todo adolescente tenham acesso à educação.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.