Ascom Educa Mais Brasil
As regras para as modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão disponíveis e os candidatos poderão fazer a inscrição entre os dias 5 e 12 de fevereiro, exclusivamente pela internet. O resultado deve ser divulgado em chamada única, no dia 18 do respectivo mês, e prevê ainda lista de espera apenas para a modalidade Fies.
Os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos nas provas e acima de zero na redação. O exame é considerado requisito obrigatório uma vez que os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota do Enem.
A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, no FiesSeleção. A primeira etapa é a pesquisa de vagas e indicação do grupo de preferência, com filtros de estado, município e curso desejado. O estudante deve cadastrar a primeira opção de curso, turno, local de oferta e instituição desejada, mas são permitidas até três opções de vagas.
Saiba mais: quem pode se inscrever no Fies
Modalidades do Fies
O programa do governo prevê duas modalidades: o Fundo de Financiamento Estudantil, a juros zero, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Programa de Financiamento Estudantil, que tem juros oferecidos por Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC).
No caso da pré-seleção do candidato no P-Fies, além da nota do Enem é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da própria instituição de ensino. Em seguida, os estudantes devem contratar o financiamento junto aos agentes financeiros.
Segundo o edital, os estudantes que se apresentaram primeiro às comissões das instituições de ensino receberão as melhores condições de financiamento.