Educação

Calendário do Fies 2019 prevê inscrições em fevereiro

Resultado deve ser divulgado no dia 18 do mesmo mês

Ascom Educa Mais Brasil

As regras para as modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão disponíveis e os candidatos poderão fazer a inscrição entre os dias 5 e 12 de fevereiro, exclusivamente pela internet. O resultado deve ser divulgado em chamada única, no dia 18 do respectivo mês, e prevê ainda lista de espera apenas para a modalidade Fies.

Os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos nas provas e acima de zero na redação. O exame é considerado requisito obrigatório uma vez que os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota do Enem.

A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, no FiesSeleção. A primeira etapa é a pesquisa de vagas e indicação do grupo de preferência, com filtros de estado, município e curso desejado. O estudante deve cadastrar a primeira opção de curso, turno, local de oferta e instituição desejada, mas são permitidas até três opções de vagas.

Saiba mais: quem pode se inscrever no Fies

Modalidades do Fies

O programa do governo prevê duas modalidades: o Fundo de Financiamento Estudantil, a juros zero, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Programa de Financiamento Estudantil, que tem juros oferecidos por Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC).

No caso da pré-seleção do candidato no P-Fies, além da nota do Enem é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da própria instituição de ensino. Em seguida, os estudantes devem contratar o financiamento junto aos agentes financeiros.

Segundo o edital, os estudantes que se apresentaram primeiro às comissões das instituições de ensino receberão as melhores condições de financiamento. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários